Restaurante ficou lotado no primeiro dia
Com o restaurante do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, lotado, iniciou nesta quarta-feira, 5 de outubro, o 16º Encontro de Mulheres da cooperativa. Realizado anualmente, o evento tem como objetivo fazer a mulher refletir sobre seu papel na família e na sociedade, estimulando-a a melhorar a autoestima e exercer a liderança em todos os níveis.
Na abertura, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, comparou o restaurante lotado com um belo jardim cheio de rosas e disse ser um grande desafio para a cooperativa todo ano preparar uma programação especial para as mulheres. Ele também lembrou que recentemente, no Projeto Participação em Família, as mulheres participaram ativamente das reuniões e muitas foram eleitas líderes, o que comprova a sua força. "Espero que vocês tenham um dia maravilhoso e aproveitem esse momento para sair daqui cheias de ânimo e turbinadas para exercer os seus diversos papéis", ressaltou.
A primeira dama e secretária de Saúde de Não-Me-Toque, Bernadete Piva, parabenizou a Cotrijal pelo evento e aproveitou para informar que a administração municipal tem dado toda atenção para a mulher. Recentemente criou o Conselho Municipal da Mulher, realizando também a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. "É importante discutirmos o papel da mulher na sociedade e a cooperativa mais uma vez está de parabéns por oferecer esse momento especial para nós", destacou.
A conselheira representante dos Líderes de Núcleo da Região Sede da Cotrijal, Iloni Maria de Quadros, disse que nesses 16 anos de evento, as mulheres já cresceram muito em termos de conhecimento, autoestima e relacionamento. "Este ano mais uma vez foi preparada uma programação especial e espero que vocês aproveitem bem a oportunidade", recomendou.
CUIDANDO DE QUEM CUIDA
A atração da manhã foi a palestra com a psicóloga Valéska Walber, de Carazinho, que abordou o tema "Cuidando de quem cuida... Reflexões sobre saúde da mulher, seu papel na família, no trabalho e na sociedade". Ela destacou que a mulher precisa ser protagonista da sua história. Ao se conhecer melhor, segundo a palestrante, a mulher tem condições de aproveitar as experiências de vida e melhorar o que não está bom para as futuras gerações. "Como diz a música, é preciso saber viver, evitando deixar-se afetar com as coisas negativas do dia a dia e aproveitando ao máximo as positivas", afirmou. "E isso vale para a saúde, a família, o trabalho e a sociedade".
Depois do almoço, as mulheres assistiram uma apresentação musical com a jovem Stela Marys Goellner, de Victor Graeff, que tem se destacado no Programa de TV Raul Gil, do SBT. E em seguida, o conferencista José Alfredo Lievore, do Paraná, agitou as mulheres com a palestra "Os desafios de ser mulher cooperativista, manter-se apaixonada e construir um mundo melhor".
O 16º Encontro de Mulheres Cotrijal prossegue nesta quinta-feira, 6 de outubro, com a mesma programação, objetivando atender a um outro grupo de interessadas. Participam do evento associadas da Cotrijal e produtoras rurais ligadas à cooperativa em 14 municípios.