Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Expedição Safra visita a Cotrijal

Expedição Safra visita a Cotrijal
Gelson Melo de Lima recepcionou o grupo
Uma equipe da Expedição Safra Gazeta do Povo percorre desde o dia 10 de outubro os três estados do Sul do Brasil para averiguar a intenção de plantio de milho e soja na região. Trata-se do primeiro dos quatro roteiros a serem cumpridos no Brasil. Rio Grande do Sul e Santa Catarina avançam no plantio do milho e serão visitados primeiro. Em seguida, será a vez do Paraná, atual maior produtor nacional de grãos, que está com dois terços da área do milho e perto de um quarto da de soja semeados. O Sul brasileiro tem sido responsável por 37% da produção nacional de soja e 44% da colheita de milho, o que lhe confere a liderança frente os números de Centro-Oeste, Sudeste ou do Centro-Norte. O trajeto da Expedição no Sul deve durar duas semanas. Uma das paradas da equipe aconteceu na sede da Cotrijal em Não-Me-Toque na última terça-feira (11).

O grupo foi recepcionado pelo gerente de produção vegetal, Gelson Melo de Lima, que falou sobre as expectativas da região para a próxima safra de verão e ainda fez comentários sobre a atual situação do agronegócio gaúcho. "Estamos nos aproximando de um momento importante para a agricultura e esse trabalho (Expedição Safra) é um meio de informação para o nosso produtor", comenta Lima, após conversar com a equipe de jornalistas.

Nilson Hanke Camargo; engenheiro agrônomo da Federação da agricultura do Paraná, que acompanha a expedição, conduziu a conversa com o dirigente da cooperativa, e fez comparações com a realidade da agricultura de outros estados e também fez referência a safra americana de grãos.

Expedição ganhará os campos do Brasil

A partir da segunda metade de outubro, a equipe de técnicos e jornalistas segue rumo à região Centro-Oeste, onde está inserido o principal estado produtor de soja do país: o Mato Grosso, que inicia a temporada de olho na retomada da primeira colocação nacional de produção de grãos. As primeiras estimativas de produção do estado apontam para uma colheita de soja superior a 31 milhões de toneladas, contra pouco mais de 30 milhões de toneladas projetados para o Paraná. Mato Grosso do Sul e Goiás também fazem parte do levantamento de campo da Expedição no Centro-Oeste.

O último circuito será cumprido em novembro, na considerada nova fronteira agrícola do país. Formado por Maranhão, Tocan­­tins, Piuaí e Bahia, o Matopiba en­­tra no roteiro da Expedição Safra pela quinta vez consecutiva.

O roteiro pelo Brasil abrange os 12 estados e soma cerca de 20 mil quilômetros nesta primeira fase do projeto.