A palestra aconteceu na sede da AFC
A Cotrijal vem realizando desde a semana passada uma série de encontros com seus produtores visando discutir a importância do manejo integrado de plantas daninhas. Aproximando-se o período de implantação da cultura da soja, esse assunto torna-se ainda mais importante devido a necessidade de fazer o plantio no limpo.
Na noite desta quinta-feira, 13 de outubro, aconteceu a reunião com os produtores de Não-Me-Toque, assistidos pelos engenheiros agrônomos Almir César Rambo, André de Quadros, Maicon Heckler, Robinson Barboza e Volmir Breancini. A palestra foi conduzida por Almir Rambo, na Associação dos Funcionários da Cotrijal, e reuniu 110 produtores.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, fez-se presente na abertura e parabenizou os produtores por participarem da palestra. Também lembrou que a cooperativa, ao realizar essa ação técnica, quer que o seu associado alcance o melhor resultado. O gerente da unidade Cotrijal de Não-Me-Toque, Airton Mário Görgen, destacou a importância de os produtores buscarem a assistência técnica para fazer o manejo da forma mais eficiente possível. Ainda lembrou que diante dos desafios atuais para conseguir melhorar a produtividade, o auxílio do engenheiro agrônomo torna-se indispensável.
Entre os diversos aspectos relacionados ao manejo integrado de plantas daninhas abordados por Rambo, o principal recado é a importância da manutenção da palha na lavoura o ano todo. Segundo o agrônomo, a palha é o melhor herbicida de que o produtor pode dispor, além de ser o mais barato. Ele também ressaltou a necessidade de fazer o controle das plantas daninhas o ano todo, não apenas próximo da safra, visando diminuir o banco de sementes.