Os alunos mostram o que aprenderam em 2009 com o Projeto Cooperativismo - Alimentação Saudável, implantado em 2003 na escola como atividade integrante do Programa A União faz a Vida, que conta com a parceria da Cotrijal, do Sicredi Alto Jacuí e das prefeituras da região.
Segundo a diretora Marilei Britto, além de estimular a adoção de uma alimentação mais saudável, o projeto desperta a criatividade dos alunos, que a cada ano procuram desenvolver trabalhos diferenciados. "E o mais importante é que temos o envolvimento de toda a comunidade escolar nas atividades, inclusive dos pais, que colaboram na organização da feira e na preparação dos alimentos", ressalta, explicando que participam do projeto todos os alunos da escola.
E em 2009 o projeto teve um diferencial. Cada série foi estimulada a convidar uma família da comunidade para participar da feira. Ao longo do ano, os estudantes fizeram uma pesquisa junto a essas famílias, sobre os alimentos produzidos na propriedade. De posse desses dados projetaram a apresentação que fariam junto com as famílias durante a feira.
O gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, ao visitar a feira, elogiou o empenho de alunos, professores, direção e pais no desenvolvimento do projeto. "É maravilhoso constatar que essas crianças e esses jovens têm consciência da importância da prática cooperativista e estão disseminando isso na família, na escola e na comunidade", afirma.
Além dos pais e de estudantes e professores de várias escolas de Não-Me-Toque, prestigiaram a feira a vice-prefeita do município, Teodora Lütkemeyer, e o presidente do Sicredi Alto Jacuí, José Celeste De Negri.