O Rio Grande do Sul é o quarto Estado do país a inaugurar o Comitê Estadual da Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida. O lançamento ocorreu ontem, na sede da Emater, em Porto Alegre.
O objetivo é promover um debate com a sociedade e conscientizar produtores e consumidores sobre o impacto dos produtos na saúde. A estimativa é que cada brasileiro absorva 5,2 litros de agrotóxico em alimentos ao ano. Composto por 21 entidades representantes de movimentos sociais, o comitê ainda não definiu qual será a estratégia de atuação, mas pretende alertar sobre falhas na fiscalização, ingresso clandestino de produtos proibidos e excesso de resíduos em alimentos como tomate, batata inglesa, morango e pimentão. "O Brasil tem legislação razoável, pois a liberação do produto passa por três ministérios. O problema é que o país é grande e a moeda está valorizada, o que facilita a entrada clandestina", avalia o agrônomo da Emater Jaime Miguel Weber.
Dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola indicam que o Brasil é o primeiro colocado no ranking mundial do consumo de agrotóxicos.
Fonte: Agrolink