Com a retomada das discussões sobre o novo texto no Senado, vídeos caseiros feitos por celebridades ganham forçaDiscutido no Senado, o texto do novo Código Florestal entrou na pauta também de brasileiros comuns graças a uma campanha na internet conduzida por celebridades como o cineasta Fernando Meirelles e a modelo gaúcha Gisele Bündchen. Em contraponto à defesa apresentada por entidades ligadas ao agronegócio, os famosos pedem que a sociedade se mobilize para impedir que a legislação entre em vigor da maneira como foi aprovada na Câmara.
Com a tarefa de redigir um novo texto, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) apresentou ontem seu relatório nas comissões de Agricultura e Reforma Agrária e de Ciência e Tecnologia. Agora, os senadores terão até o dia 1º do próximo mês para acrescentar emendas, e a votação nas comissões deverá ocorrer no dia 8.
Enquanto a nova proposta não é aprovada, pontos polêmicos da preservação ambiental mobilizam a campanha - florestafazadiferença. Criada pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, ganhou força com a divulgação de vídeos caseiros de celebridades, nos quais elas se mostram preocupadas com a possibilidade de a legislação entrar em vigor.
- Foi Fernando Meirelles quem sugeriu a gravação. O resultado da Câmara é considerado ruim. Prevê a diminuição das áreas de preservação e a possibilidade de anistiar quem desmatou ilegalmente - diz Marussia Whately, uma das coordenadoras da campanha.
O texto apresentado ontem prevê que o proprietário rural em situação irregular poderá aderir a programas de regularização ambiental, assumindo o compromisso de recompor áreas desmatadas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Também prevê incentivos a quem presta serviços florestais e sugere a criação de um Inventário da Floresta Nacional.