A produção de trigo pode cair novamente em 2012 no Paraná, atualmente responsável por 47% da produção nacional. Os produtores estão plantando soja precoce para, em seguida, produzir milho de inverno nessas áreas. O quadro mostra clara preferência por este cereal, que voltou a ser considerado viável e ganhou área no verão.
Pesam também as dúvidas em relação às novas regras que passarão a valer sobre a produção de trigo. A nova normativa de classificação comercial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem provocado discussões em todo o estado. Os produtores dizem que terão sua produção rebaixada na hora de entregá-la aos programas do governo ou aos moinhos e temem queda na arrecadação.
"Eu estou com medo de continuar plantando com essa nova classificação. Se o meu trigo for considerado tipo 2 [hoje é tipo 1], a margem de lucro será muito pequena”, diz o produtor Jorge Nicolau. "O risco é muito grande."
Ele cultiva atualmente 55 hectares na região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Na safra passada, a produtividade média foi de 5,6 mil quilos por hectare, superior à média de 3,5 quilos por hectare dos produtores da cooperativa Batavo, da qual faz parte.
Gazeta do Povo