O evento deve reunir cerca de 200 pessoas, entre professores, estudantes e autoridades.
O projeto, desenvolvido pela Cotrijal, Syngenta e Secretarias de Educação de 13 municípios da região, tem como principais objetivos ressaltar a importância da preservação do meio ambiente, informar que menores de 18 anos não devem manusear defensivos agrícolas, demonstrar a importância da produção de alimentos saudáveis e, através das crianças, sensibilizar os pais quanto ao uso correto de defensivos agrícolas. Também visa valorizar o trabalho do agricultor, fazendo com que sinta orgulho da atividade que desenvolve.
As atividades do Projeto Escola no Campo 2009 iniciaram em abril, com distribuição do material de estudo aos professores. Utilizando jogos, cartazes e uma cartilha especialmente elaborada para as atividades escolares, os professores orientaram os alunos sobre a importância do uso correto e seguro dos agrotóxicos, visando a saúde dos seus usuários e a proteção do meio ambiente. Através da cartilha, mostraram desde a evolução do homem e sua relação com o meio ambiente, o aumento das áreas agrícolas e das pragas e a necessidade do homem controlar essas pragas para sobreviver.
Depois dos estudos em sala de aula, os alunos tiveram como missão entrevistar agricultores, que podem ser seus pais, vizinhos ou amigos. Nestas conversas, distribuíram material informativo sobre os principais cuidados a serem tomados no manuseio, aplicação, transporte, e armazenagem de defensivos agrícolas.
A etapa seguinte foi a realização de palestras para fixação da mensagem, com a bióloga da Cotrijal, Michelle Valiati. A etapa foi reforçada com a apresentação de uma peça teatral, que com humor repassou as precauções em relação ao manuseio de agrotóxicos e preservação ambiental.
De posse de todas as informações necessárias, os estudantes elaboraram desenhos e frases mostrando o que aprenderam. Esses trabalhos foram avaliados por uma comissão escolar, que escolheu um desenho e uma frase por escola para participar da final municipal do concurso. Cada município nomeia uma comissão para escolher os dois melhores desenhos e as duas melhores frases. No dia 5 de novembro, a comissão julgadora do projeto em Não-Me-Toque reuniu-se na Secretaria de Educação para definir os vencedores do município.
Desenvolvido nos municípios de Não-Me-Toque, Colorado, Victor Graeff, Tio Hugo, Lagoa dos Três Cantos, Saldanha Marinho, Coqueiros do Sul, Santo Antônio do Planalto, Almirante Tamandaré do Sul, Ernestina, Nicolau Vergueiro, Mato Castelhano e Carazinho, este projeto envolve anualmente na região de atuação da Cotrijal, em torno de 1.500 alunos de quartas, quintas e sextas séries do ensino fundamental, incluindo escolas rurais e urbanas, por ser uma região essencialmente agrícola e voltada ao crescimento do agronegócio.