A segunda campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2011 começa oficialmente hoje, no Rio Grande do Sul, para 4,5 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A meta oficial da Secretaria da Agricultura é atingir o índice de 90% de cobertura vacinal, superando o padrão internacional de 85%. Na mesma etapa do ano passado, o índice de reforço chegou a 94,53%. As agropecuárias já possuem doses para venda e quem as adquiriu pode começar a aplicação hoje mesmo. A campanha segue até o dia 30.
Segundo o coordenador do Programa de Febre Aftosa da Secretaria da Agricultura (Seapa), Fernando Groff, a maioria das revendas tem o produto disponível. Para os criadores enquadrados no Pronaf e que possuem até 50 cabeças, a distribuição das doses começa hoje nas Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZ).
Já há 900 mil doses disponíveis e, até sábado, haverá mais 900 mil. A estimativa é atender 210 mil produtores familiares, responsáveis por 30% do rebanho. Concluída a aplicação, os criadores devem comunicar a imunização e entregar as notas fiscais da vacina nas IVZs.
Fonte: Correio do Povo