Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Senar realiza treinamento sobre agricultura de precisão

Instrutores do SENAR estão entusiasmados com a tecnologia de precisão que tem potencial para transformar o dia a dia no campo Os instrutores do Senar continuam o treinamento de máquinas agrícolas especializadas em Agricultura de Precisão (AP) em Não-Me-Toque, município do Rio Grande do Sul. Depois da apresentação teórica do primeiro dia, na última terça-feira (01-11) eles botaram a mão na massa e iniciaram o treinamento com os simuladores de máquinas agrícolas no Centro de Treinamento da Stara.

O representante do Senar de Santa Catarina, Sérgio Israel, instrutor na área de máquinas, aprova a parceria Senar-Stara. "Essa parceria vai ampliar a abrangência do Senar em todos os sentidos. Com ela será possível capacitar os técnicos do Senar a fim de repassar a tecnologia de precisão. Depois dessa capacitação, o repasse do conhecimento para o produtor será muito mais fácil". Segundo Sérgio, a AP é imprescindível para o produtor rural, pois é uma forma de aumentar sua renda e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. "Otimizar a produção da propriedade rural, tanto de grãos quanto de pastagens, tem dois focos: gerar economia ao produtor e conservar o meio ambiente. Afinal, com a redução de excessos, como produtos agrotóxicos e insumos utilizados na produção, torna-se fácil produzir, lucrar e ao mesmo tempo preservar a natureza", diz o instrutor.

Na opinião de João Acácio Minussi, instrutor de máquinas do Senar Mato Grosso do Sul, a aplicação da AP representa o futuro da agricultura. "Nosso País possui uma extensão territorial muito grande, ou seja, temos que nos conscientizar e trabalhar de forma sustentável, procurar aumentar cada vez mais a produtividade e reduzir os custos de produção. Afinal, o mais importante não é ter uma grande extensão de área para produzir, e sim a qualidade da área produzida", diz o instrutor que também salienta a importância do profissional do Senar no novo panorama rural. "Acho que o papel do educador do Senar, além de repassar o conhecimento, é sempre buscar informações e parcerias para levar todo conhecimento possível ao produtor".

Já Carlos Danielli, instrutor em mecanização agrícola do Senar Mato Grosso, ressalta a importância da qualificação constante e da tecnologia aplicada ao setor rural. "Nos últimos anos o crescimento da tecnologia abrangeu todos os setores, e na agricultura não foi diferente. Na agricultura, felizmente, a tecnologia foi incrementada em um curto período de tempo. O problema é que a qualificação da mão-de-obra ainda não acompanhou a evolução dessa tecnologia. Por exemplo, muitos produtores já fizeram a aquisição de equipamentos modernos de AP e encontraram dificuldades para operar as máquinas. Para nós, do Senar, agora é o momento de correr atrás da tecnologia para poder atender as necessidades dos produtores", diz Carlos.

O representante de Mato Grosso fala também sobre a importância da mão-de-obra jovem na área de AP. "O jovem geralmente busca o limite da tecnologia. Por isso é tão comum ver tantos jovens atuando nessa área. Hoje em dia eles invadem todos os setores do mercado de trabalho, trazendo iniciativa e energia na evolução da tecnologia. O jovem atuante no setor rural, da mesma forma, deve levar seu vigor para o campo e aprender cada vez mais", conclui o instrutor.

Fonte: Agrolink