O ciclo de palestras já foi concluído
Pelo décimo ano consecutivo, escolas públicas de municípios da região de abrangência da Cotrijal, vêm desenvolvendo o Projeto Escola no Campo, o qual é organizado pela Syngenta em parceria com a Cotrijal e as Secretarias Municipais de Educação.
Este Projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável através da qualidade na educação, integrando iniciativas de saúde, segurança alimentar, agricultura e outros.
Assim, os professores de Ciências vêm trabalhando desde o mês de junho, com os alunos do 6º ano, assuntos relacionados à temática do Projeto, apoiados na Cartilha disponibilizada pela Syngenta, a qual foi elaborada pela Fundação Abrinq de São Paulo.
No mês de outubro, os alunos tiveram oportunidade de participar de um teatro relacionado ao Projeto, e também, de uma palestra coordenada pelos engenheiros agrônomos e pela biologa da Cotrijal, que relembraram o que foi trabalhado em sala de aula, destacando sobre a importância do uso correto de EPIs durante o manuseio de agrotóxicos na agricultura.
A partir de todo o estudo desenvolvido e da aprendizagem alcançada, os alunos elaboram na Escola, frases e desenhos relacionados à temática do Projeto.
Durante o mês de novembro, as Secretarias de Educação dos municípios envolvidos, estarão selecionando as duas melhores frases e dois melhores desenhos do seu município.
Os alunos que tiverem os seus trabalhos selecionados serão premiados no Encerramento do Projeto, que está previsto para o dia 23 de novembro, às 14h, no Restaurante do Parque da Expodireto Cotrijal.
O que é o projeto
O Projeto Escola no Campo é realizado pela Cotrijal em parceria com a Syngenta, Secretarias de Educação e Fundação Abrinq com o objetivo de educar os alunos para o uso correto e seguro dos agrotóxicos, visando a saúde dos seus usuários e a proteção do meio ambiente, e a cada ano firma-se como uma das ações prioritárias da cooperativa na área ambiental. A intenção é que educando as crianças se chegue aos adultos, usuários de agrotóxicos.
Completando dez anos em 2011, é desenvolvido em 13 municípios da área de ação da cooperativa, envolvendo anualmente um contingente de mais de 1.700 alunos de quintas e sextas séries do ensino fundamental, incluindo escolas rurais e urbanas.