Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cetaj encerra as atividades de 2011

Cetaj encerra as atividades de 2011
Algumas atividades foram realizadas no horto
Foram encerradas na última semana as atividades de 2011 do Centro de Treinamento de Agricultores do Alto Jacuí. O curso sobre a utilização de plantas bioativas marcou o término das ações e reuniu um seleto grupo de agricultores, que durante três dias participaram de aulas práticas e teóricas com o objetivo de capacitar pessoas na identificação e indicação das plantas medicinais, aromáticas e condimentares para uso humano, animal e agrícola.   O grupo também trabalhou com a identificação, o reconhecimento e a forma de uso de mais de 70 espécies de plantas bioativas. Outro destaque foi a elaboração de mais de 20 receitas. Entre elas: cristais de gengibre, sal temperado, vinagre aromatizado, repelentes, cremes, pomadas, xarope.

Para o coordenador do Cetaj, Celso Siebert, o curso sobre plantas bioativas oportuniza uma alternativa de renda familiar. "Também é uma forma de incentivar a qualidade de vida através do uso correto das plantas medicinais, aromáticas e condimentares e a melhoria do ambiente, tendo em vista uma visão agroecológica".

Cetaj realizou 11 cursos em 2011 Em 2011, o Centro de Treinamento de Agricultores do Alto Jacuí desenvolveu 11 cursos, todos eles na Casa da Família Rural, localizada no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Os cursos oportunizam que agricultores, associados da Cotrijal, desenvolvam atividades com o objetivo de qualificação profissional e qualidade de vida.

A realização dessas ações faze parte de uma parceira entre a Cotrijal e a Emater/RS – ASCAR, que possibilita que os cursos possam ser desenvolvidos sem custos para os cooperados. Na avaliação de Celso Siebert, os objetivos traçados para 2011 foram alcançados com a realização de 11 cursos, dos 12 programados. "Estamos elaborando a programação para o ano de 2012, com o objetivo de inovar em algumas áreas/cursos, procurando cada vez mais o aprimoramento, o crescimento e a busca de resultados, atendendo as expectativas dos produtores (alunos)", diz.

O gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder, reforça para o próximo ano a parceira entre a Cotrijal e a Emater, evidenciando que em 2011 bons cursos foram desenvolvidos e um bom número de associados foi capacitado. "Tivemos resultados satisfatórios neste ano, com boas turmas e cursos excelentes. Agora queremos planejar as ações do próximo ano e dar continuidade a esse trabalho, levando informações e qualidade de vida para o nosso quadro social", comenta.