Os encontros, realizados nos 49 núcleos da cooperativa, integram um novo projeto da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista, lançado em 2009, que visa aproximar cada vez mais o quadro social e a cooperativa e buscar sugestões junto aos associados para a melhoria da gestão da organização.
O projeto teve início em julho e segundo o gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder, neste primeiro ano a intenção foi mostrar a estrutura atual da cooperativa, reforçar o compromisso com o atendimento das necessidades e a defesa dos interesses do quadro social, ouvir sugestões e esclarecer dúvidas dos produtores. "Tivemos grande participação dos associados e surgiram, durante as reuniões, idéias e sugestões interessantes, que vão contribuir para fortalecer a organização e atender melhor o produtor", destaca.
Além da equipe da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista, participaram dos encontros os gerentes das unidades e colaboradores dos departamentos Técnico e Veterinário, auxiliando no esclarecimento das dúvidas do produtor. Muitas melhorias sugeridas nos encontros já foram adotadas e outras, encaminhadas para análise da direção. "O produtor é o dono da cooperativa e como tal precisa participar de forma ativa da sua organização e é esse o objetivo principal desse novo trabalho", afirma Schroeder.
Os associados que participaram dos encontros aprovaram o projeto, que se baseia no segundo princípio cooperativista, a gestão democrática, oportunizando um novo espaço para o produtor expor suas idéias. "Nesses encontros menores a gente se sente mais à vontade para falar e isso gera uma discussão e troca de idéias muito proveitosa, que contribui para o crescimento do produtor e da cooperativa", avalia o associado José Elido Zanolla, que participou da reunião do núcleo de Colorado, no dia 16 de setembro.