Lavoura de cevada localizada em Tapera
A cevada teve bom desempenho em termos de produtividade e também de qualidade na safra 2011 na área de abrangência da Cotrijal. Embora na fase inicial o clima não tenha sido o mais favorável, com a ocorrência de muita chuva e a falta de luminosidade, no final do ciclo a cultura foi favorecida por tempo seco, fundamental para um bom resultado.
Conforme o gerente de Produção Vegetal da cooperativa, Gelson Melo de Lima, praticamente toda a safra pôde ser encaminhada para a cervejaria. Apenas algumas cargas não apresentaram a qualidade exigida pela indústria e tiveram que ser de destinadas para produção de forragem.
Além disso, a produtividade também superou o resultado do ano passado. Em 2010, nos 5 mil hectares cultivados, a média ficou em 3 mil kg/hectare (50 sacos). Já em 2011, foram cultivados 6,5 mil hectares, com média de produtividade de 3,6 kg (60 sacos). "É um resultado animador, tanto em termos de qualidade quanto de produtividade, fruto do trabalho conjunto da pesquisa, do produtor e da assistência técnica, e nos leva a crer que poderemos aumentar a área plantada na próxima safra", afirma Lima