Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

XIV Seminário Gaúcho de Cooperativismo

XIV Seminário Gaúcho de Cooperativismo Na solenidade de abertura, representando a Governadora Yeda Crusius, o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, salientou que o Estado apóia as cooperativas e reconhece o auxílio das mesmas para o avanço econômico do Rio Grande do Sul. "O cooperativismo gaúcho vive um momento de pleno desenvolvimento. Encontros como este são de extrema importância, pois com a troca de informações, adquirimos mais conhecimento", salientou Machado.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas abriu o XIV Seminário Gaúcho de Cooperativismo (SGC), com o painel "Perspectivas do cooperativismo brasileiro no atual cenário".

A palestra de Lopes de Freitas abordou a sustentabilidade tendo como base quatro vertentes direcionadoras: social, econômica, ambiental e política. "Para que o cooperativismo conquiste um espaço ainda maior, a partir de um processo de desenvolvimento e consolidação contínuos, precisamos trabalhar sempre com soluções inovadoras", enfatiza Freitas.

Promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o evento foi palco o lançamento do XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo, marcado para ocorrer de 9 a 11 de setembro de 2010, em Brasília (DF), além da realização do Seminário Geral de Adesão às Frencoops municipais e a final do festival "O Rio Grande Canta o Cooperativismo".

Para Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS "O Seminário deve significar para as cooperativas gaúchas um marco referencial no sentido da cooperação entre si. Queremos a integração cooperatista entre os ramos". Ele resume o objetivo principal do evento como a necessidade de integrar o modelo cooperativo diante da economia de um mercado competitivo, com escala de produção e comercialização, o que implica maior parceria entre as cooperativas.

Participaram também do Seminário Gaúcho membros da OCB de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima, entre outros estados brasileiros. Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, deputados federais, presidentes de cooperativas do estado, dentre eles o presidente da Cotrijal Nei César Mânica além de mais de 700 participantes inscritos.

Fonte: OCB - Organização das Cooperativas do Brasil Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul
TERCEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO

O Rio Grande Canta o Cooperativismo é um evento cultural promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS e vem se firmando, na opinião dos próprios artistas participantes, como o maior e mais bem organizado festival de música tradicionalista do Rio Grande do Sul na atualidade. Seu principal objetivo é difundir os princípios e valores do cooperativismo através da arte. Cada etapa é realizada em um município diferente, permitindo que o cooperativismo seja divulgado por todas as regiões do Estado.

Em 2009, realizou sua terceira edição. A primeira etapa ocorreu em Porto Alegre, no dia 4 de julho, e teve show do grupo Os Fagundes. A segunda eliminatória foi no dia 2 de outubro, em São Luiz Gonzaga, quando cerca de oito mil pessoas vibraram com o show de Mano Lima no final da noite. Mais quatro músicas foram escolhidas no dia 24 de outubro, em Marau, e o dia 30 de outubro encerrou as etapas classificatórias. As duas últimas etapas tiveram shows de Os Bertussi e de Luiz Marenco, respectivamente. A cada eliminatória, quatro músicas foram selecionadas para a final, uma escolhida pelo público e três escolhidas pelos jurados.

"Tecelões de Rochdale", interpretada por João Quintana e com melodia de Adão Quintana e Daniel Freitas dos Santos, foi a grande vencedora da terceira edição do Rio Grande Canta o Cooperativismo. A letra de Armando Vasques dos Santos também rendeu o prêmio de Melhor Letra do Festival em 2009. A etapa final do Rio Grande Canta o Cooperativismo reuniu mais de mil pessoas no Clube Recreativo Gramadense, em Gramado, na noite de 16 de novembro. Além das 16 músicas finalistas, o público presente assistiu ao show de Os Serranos.

Fonte: Luana Pagliarini Trevisol Ocergs - Sescoop/RS