Mais do que revelar uma safra histórica do trigo no Rio Grande do Sul, com a colheita de 2,416 milhões de toneladas, dados divulgados ontem pela Emater-RS para a safra 2011 voltaram a esquentar a disputa entre gaúchos e paranaenses. Os dois Estados são os maiores produtores do grão.
Durante a coletiva de apresentação dos dados da Emater, a safra recorde, 13,30% superior à do ano passado - com colheita de 2,132 milhões de toneladas -, também foi apresentada como credenciadora para alçar o Estado à posição de maior produtor de trigo do país, superando o Paraná. A notícia deixou os paranaenses em polvorosa e só pode ser explicada com a ajuda de outro levantamento, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
- Nosso dado foi compilado com o estudo de novembro da Conab - esclarece Sergio Roberto Dotto, chefe geral da Embrapa Trigo em Passo Fundo.
Em novembro, a Conab apontava uma produção de 2,304 milhões de toneladas de trigo no Estado contra 2,237 milhões de toneladas do Paraná. Mas, como observa o gerente de desenvolvimento de suporte estratégico da companhia no Estado, Ernesto Irgang, o último levantamento, divulgado em dezembro, já mostra uma inversão das posições, com 2,456 milhões de toneladas para os paranaenses e 2,430 milhões de toneladas para os gaúchos.
- O Paraná tem uma área maior, mas uma produtividade menor. As produções acabam ficando equivalente - avalia Irgang.
Dotto concorda. Para o especialista, a marca atingida pelo Estado é histórica, uma vez que a supremacia paranaense vem desde a década de 1980.
Os outros recordes
2003 2,39 milhões de toneladas
2004 2,06 milhões de toneladas
2010 2,13 milhões de toneladas
Fonte: (Fonte: Emater)