Massa de ar seco, no entanto, volta a atuar sobre todo o Estado deixando o tempo seco e ensolarado
Lavouras de milho estão sendo prejudicadas devido à estiagem
As elevadas temperaturas registradas no Rio Grande do Sul na última semana, associadas à convergência de umidade transportada da Amazônia, causaram fortes temporais em várias cidades do Estado nos últimos dias.
Na cidade de Uruguaiana, foram registrados acumulados de chuva de 180 milímetros (mm), sendo que a média climatológica para todo o mês de dezembro no município é de 139,5mm. Este é o maior volume registrado em 21 meses. Segundo a Somar Meteorologia, não chovia tanto desde 19 de março de 2010, quando o acumulado chegou a 106 milímetros.
Em Passo Fundo, após quase um mês de seca, a chuva chegou nessa terça, dia 27, amenizando, pelo menos um pouco, os efeitos da estiagem que dizimam as lavouras, especialmente de milho.
A partir desta quarta, uma massa de ar seco volta a atuar sobre o Estado, deixando o tempo firme e ensolarado. As condições para chuva ficam restritas à divisa com Santa Catarina, e a precipitação deve ser mais uma vez passageira e com baixo acumulado. Na quinta, o tempo seco volta a dominar todo o Rio Grande do Sul.
As temperaturas continuam em elevação e devem atingir os 30ºC em grande parte do oeste do Rio Grande do Sul na quarta, e podem passar de 33ºC no noroeste na quinta, 29.
Fonte: Canal Rural