Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

União define ações para danos da seca

União define ações para danos da seca RS assina hoje decreto de emergência coletivo em Boa Vista das Missões

Uma reunião de governo define hoje a ajuda a ser dada aos produtores que tiveram prejuízos devido à estiagem, no Sul e, às chuvas, no Sudeste. O ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho disse que haverá um alinhamento especialmente entre as pastas da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Integração para definir a ação de cada uma. "Dependemos dos recursos que serão disponibilizados." Ele destaca que não há uma proposta fechada. Na reunião, ele vai apresentar o levantamento das perdas, que são significativas. No Rio Grande do Sul, segundo a Emater, são estimados prejuízos de até 25% nas culturas de verão. Os ministros se reúnem com a presidente Dilma Rousseff, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e com o Banco do Brasil.

Enquanto isso, no Estado, o governador em exercício, Beto Grill, assina, hoje, o decreto de emergência coletivo, em Boa Vista das Missões. A intenção é agilizar a liberação de verbas federais. De um total de 496 municípios, o RS fechou a primeira semana de 2012 com 143 afetados pela estiagem. Até ontem, a Defesa Civil tinha recebido 106 decretos de situação de emergência devido à seca e outras 37 cidades já tinham emitido Notificação Preliminar de Desastre - etapa anterior ao decreto. Pelo boletim do órgão das 19h deste domingo, 460.714 gaúchos estão sofrendo os efeitos da falta de chuva.

Ontem, pancadas de chuva representaram alívio para a seca no Noroeste do RS. Na área central de Santa Rosa choveu 32 milímetros. Contudo, as precipitações não mudam o quadro de estiagem. Segundo a MetSul Meteorologia, a temperatura segue em elevação até quarta-feira. As máximas deverão se aproximar dos 40ºC no Oeste do RS e de 35ºC a 37ºC na Região Metropolitana