O evento reuniu produtores parceiros da cooperativa na terminação de suínos, direção e colaboradores ligados à área de suinocultura.
Segundo o gerente da unidade de Produção Animal, João Batista Chaise, a Cotrijal tem investido recursos e buscado novas tecnologias visando tornar a suinocultura cada vez mais competitiva. Ele lembrou que o reconhecimento aos suinocultores que se destacaram é uma forma de incentivar o aperfeiçoamento contínuo na atividade. "O ano de 2009, especialmente esses últimos meses, foi de dificuldades para a suinocultura, que está em crise no mundo todo, e nessas questões de mercado não há como interferirmos", avalia. "Mas no que cabe ao produtor e à cooperativa, as metas estão sendo cumpridas e conseguimos melhorar bastante os índices técnicos, especialmente de ganho de peso vivo e conversão alimentar, o que é fundamental para aumentarmos a competitividade da suinocultura".
Para o vice-presidente da Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch, os resultados alcançados pelos produtores em 2009 demonstram o bom potencial da atividade na região. Os índices registrados demonstram a preocupação em buscar maior eficiência na suinocultura. "E isso é fundamental, porque dentro da porteira precisamos ser os melhores, já que fora dela, não temos o que fazer", afirma. "Nos primeiros meses de 2010 a atividade deve viver momentos difíceis ainda, mas a expectativa é de que as coisas melhorem no segundo semestre".
DESTAQUES
Receberam troféu, por terem se destacado na terminação de suínos em 2009, os seguintes produtores:
Categoria melhor produtor
1° lugar - Orlando Pazinato
2° lugar - Pedro Ludwig
3° lugar - Jalmir Giacobbo
4° lugar - Harry Drehmer
5° lugar - Condomínio Associação dos Amigos
Categoria melhor lote: Pedro Ludwig
Categoria melhor lote até 200 suínos: Albino Vanderlei de Oliveira
Categoria melhor propriedade: Ilvo Roehrig.
PALESTRA
Durante o evento na Expodireto Cotrijal, os suinocultores tiveram a oportunidade de acompanhar palestra sobre a importância do bem-estar e da qualidade dos suínos. O palestrante, zootecnista da Embrapa Suínos e Aves, Osmar Antônio Dalla Costa, destacou que a busca por uma carne de melhor qualidade passa pela priorização do bem-estar dos animais.
Entre as recomendações que deu aos produtores, ele salientou principalmente a importância de se preparar adequadamente para que o embarque dos suínos ocorra da forma mais tranquila possível. "Diferente de antigamente, se seguir os manejos indicados, nem o produtor e nem o animal precisam se estressar nessa etapa da atividade", afirmou Dalla Costa, que é doutor em Produção e Qualidade de Carne.