Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Prognósticos indicam pouca chuva até março

Prognósticos indicam pouca chuva até março Apesar da esperança trazida pela chuva dos últimos dias, o prognóstico climático para os próximos três meses indica que o Estado continuará com chuva abaixo da média em fevereiro e março. Só em abril deve ter precipitações superiores ao normal, aponta o boletim que será divulgado hoje pelo 8º Distrito de Meteorologia e Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Os mapas que ilustram a previsão mostram apenas o Extremo Norte com chuva dentro da média em fevereiro. Em uma faixa mais central, que concentra boa parte da produção de soja e milho, a tendência é de um volume entre 25 mm e 50 mm aquém das marcas históricas. A situação mais crítica será a do Sul, onde os acumulados podem ser até 75 mm inferiores ao usual.

Para março, o quadro também não é animador. O boletim mostra a tendência de que todo o Estado registre chuva entre 25 mm e 50 mm abaixo da média. Caso os prognósticos se confirmem, o quadro de seca começa a se reverter apenas no mês seguinte, tarde demais para beneficiar a safra.

- Em regiões como o Extremo Sul e o Litoral, poderemos ter até entre 50 mm e 75 mm acima da média - diz o coordenador do 8º Distrito de Meteorologia, Solismar Prestes.

Para os agricultores, a boa notícia veio do governo gaúcho, que anunciou ontem que deixará de cobrar R$ 24 milhões. O valor teria de ser pago nos próximos meses por produtores no programa de troca-troca de sementes. A anistia beneficia 238 mil agricultores.

- O importante é que 30% da safra de milho do Estado passa por este programa - diz o secretário de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan

Zero HOra