A área internacional ganha atenção especial
A área internacional será um dos destaques deste ano. Em novo local, onde antes estava o estacionamento dos expositores, foi ampliada para 600 m², e reunirá representantes de mais de 50 países, através de importadores, traders, consulados, câmaras de comércio, universidades e visitantes estrangeiros. Denominado "International Point", o novo espaço vai ampliar o acesso dos expositores e visitantes da feira a diferentes modalidades de negócios nos setores de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal, logística, meio ambiente e agricultura familiar.
O International Point terá a participação de expositores externos da Argentina, Alemanha e Estados Unidos e internos do Peru e da Polônia. Contará também com a presença de delegações e negociadores de países de várias partes do mundo, como África do Sul, Angola, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Egito, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, Ghana, Guiné Equatorial, Honduras, Irã, Iraque, Itália, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Panamá, Paquistão, Paraguai, Rússia, Senegal, Sudão, Ucrânia e Uruguai.
Entre as novidades deste ano está a realização de rodadas de negócios simultâneas de segunda à sexta-feira, que serão transmitidas ao vivo e pela internet para vários países. Em duas salas, haverá rodadas de negócios com compradores estrangeiros demandantes de grãos (soja, milho, trigo, arroz), carnes (gado, porco, carneiro e frango), lácteos e máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. Haverá a participação de em torno de 80 compradores internacionais, importadores e traders.
Outras novidades são a instalação de um auditório onde acontecerão palestras técnicas e de mercado. Também farão parte das atrações deste setor, as comemorações do Ano da Itália no Brasil e do Ano Internacional das Cooperativas, o Jantar Internacional e o lançamento de cursos de mercado, de gestão, logística e de tecnologia, ligados ao agribusiness internacional, na modalidade à distância.
Dentro do International Point, além das salas de rodadas de negócios (Alfa e Beta), estarão presentes: Cotrijal - área internacional; Sebrae - Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Brasil; ABTI - Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais; Apex - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento; CIN/Fiergs - Federação das Indústrias do Estado RS; SDPI - Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; AGDI - Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Simers - Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul; Banrisul - Banco do Estado do Rio Grande do Sul; Badesul - Banco de Desenvolvimento; BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento; Irga - Instituto Riograndense do Arroz; Ocergs - Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul; OCB - Organização das Cooperativas do Brasil; Sicredi - Banco Cooperativo.
As entidades parceiras da Expodireto Cotrijal nas rodadas de negócios são: Sebrae - com o Projeto Comprador Internacional e Nacional para MPE´s; ABTI - Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, com Projeto juntamente com a APEX BRASIL; IRGA - Instituto Riograndense do Arroz e Secretaria da Agricultura do RS; Câmara Setorial do Arroz; AGDI - Associação Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; SDPI - Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento; Câmara Setorial do Trigo; Ocergs - Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul; OCB - Organização das Cooperativas do Brasil; Sicredi - Banco Cooperativo; CIN/Fiergs - através de "ação realizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), através do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) com apoio da Unidade de Atendimento Apex no Rio Grande do Sul"; Simers - Sindicato de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS.