Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal e Emater avaliam geoprocessamento

Cotrijal e Emater avaliam geoprocessamento O encontro teve a participação da direção da Cotrijal, da gerência regional da Emater e dos instrutores e profissionais que ao longo de 2009 fizeram um treinamento relacionado ao programa. Além de avaliar o programa, o grupo discutiu metas futuras.

Fruto de parceria firmada no mês de maio entre a Emater/RS-Ascar e a Cotrijal, o programa previa, inicialmente, duas ações: a capacitação de seis técnicos da cooperativa e cinco da Emater para entendimento da importância e uso das ferramentas e da tecnologia do geoprocessamento e o mapeamento de três municípios da região - Ernestina, Não-Me-Toque e Santo Antônio do Planalto.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, ficou satisfeito com o resultado inicial do programa. Ele vê nas geotecnologias ferramentas fundamentais para melhorar a gestão, tanto da cooperativa quanto das propriedades. "É impressionante a quantidade de informações que se pode gerar através dessa tecnologia", afirma. "Embora seja um trabalho moroso, especialmente na parte de análise e interpretação dos dados, acreditamos que vai facilitar muito a tomada de decisão".

O gerente da regional Passo Fundo da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adame, também comemora o resultado do Programa de Capacitação e Assessoramento Técnico em Geoprocessamento que, segundo ele, é apenas uma das atividades que a instituição tem desenvolvido, e com sucesso, junto à Cotrijal. "A vantagem de conviver com a cooperativa é que aqui se encontra uma equipe proativa, realmente preocupada em buscar novas tecnologias e ferramentas que levem o produtor a alcançar um melhor resultado", avalia.

As duas instituições devem voltar a se reunir para planejar as ações futuras relacionadas ao geoprocessamento, já que a possibilidade de geração de dados é muito grande. Por intermédio desse instrumento é possível mapear desde o município como um todo até uma propriedade agrícola em específico e ter informações sobre os diferentes tipos de culturas, vegetação natural, áreas de preservação, hidrografia, sistema viário e benfeitorias. Também se pode monitorar as atividades agropecuárias dando apoio à previsão de safras.