A assembleia foi realizada no parque da Expodireto
A união de esforços e o comprometimento do quadro social e de colaboradores foram apontados pela direção da Cotrijal como os fatores que fizeram a diferença para que a cooperativa alcançasse em 2011 o seu melhor resultado na história. O faturamento recorde, de R$ 854.847.028,44, e as diretrizes traçadas para o ano de 2012 foram apresentados aos associados durante a assembleia geral ordinária, na tarde de 28 de fevereiro, no auditório central do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.
Segundo o presidente Nei César Mânica, o bom desempenho da cooperativa no ano de 2011 é fruto do trabalho conjunto, empenho e dedicação de toda a grande família Cotrijal. O associado, compreendendo que é o dono da organização e que da sua participação depende o seu próprio resultado, está engajado e fidelizado. "Tudo o que a Cotrijal faz é pensando no produtor", afirmou. "O produtor, nos dando o respaldo necessário, possibilita que a organização continue crescendo em termos de resultados e investimentos e com isso possa também alcançar a ele o apoio que precisa".
Melhorias nas unidades, em infraestrutura geral e na armazenagem, foram apontados pelo presidente como principais investimentos feitos em 2011. Dentro do possível, a intenção é continuar esse trabalho em 2012, mas as ações terão como foco principal o apoio aos associados que tiveram prejuízos devido à estiagem. "Já contabilizamos perdas na safra de milho e soja, no entanto, como uma cooperativa provedora de soluções, preocupada em amparar seus cooperados em todos os momentos, a Cotrijal trabalha com uma visão otimista de que estratégias conjuntas possam ser adotadas para fazer frente a esse momento de apreensão", ressaltou Nei César Mânica.
Associados aprovam nomes dos conselhos
O processo eleitoral também fez parte da pauta da assembleia. A chapa oficial do Conselho de Administração e a chapa sugestão do Conselho Fiscal foram aprovadas por unanimidade. Para os cargos em vencimento do Conselho de Administração foram eleitos: Divo Telmo Roos (conselheiro titular Região Sede), Airton Miguel Nicolao (conselheiro suplente Região Sede), João Carlos Ferla (conselheiro titular Região Um) e Egon Dirceu Berres (conselheiro titular Região Dois).
Para o Conselho Fiscal, foram aprovados os nomes de: Região Sede - Ademar Francisco Barboza (efetivo) e Osmar José Schwalbert (suplente); Região Um - José Valdir Kappaun (efetivo) e Moacir José Nodari (suplente); e Região Dois - Airton Emílio Scharlau (efetivo) e Rodrigo Ivan Schroeder (suplente).
Outra questão definida na assembleia geral foi a destinação das sobras referentes ao balanço do exercício 2011, que totalizaram R$ 3.654.928,86. A assembleia decidiu distribuir 70% do valor entre os associados e capitalizar os restantes 30%.
Iloni Maria de Quadros é homenageada
Após a eleição e posse dos conselheiros, a direção da Cotrijal entregou uma placa em homenagem aos trabalhos prestados pela associada, líder de núcleo e primeira mulher eleita como conselheira, Iloni Maria de Quadros, falecida em dezembro de 2011.
A placa foi entregue para a família de Iloni pelo presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, que fez questão de comentar a importância do trabalho da associada junto ao quadro social. "É obrigação lembrar do espírito lutador e vencedor dessa grande mulher, que nos deixa um belo exemplo de dedicação, coragem e amor pelo cooperativismo", destacou.
Ibanez (esposo) e André de Quadros (filho) receberam a homenagem durante a assembleia.