"Chegamos à 13ª edição da Expodireto muito felizes. Com alegria e entusiasmo nós movemos montanhas, enfrentamos as dificuldades". A afirmação é do presidente da Expodireto, Nei César Mânica, durante a abertura oficial da maior feira do agronegócio da América Latina.
Em seu pronunciamento, o presidente da Cotrijal e da Expodireto, Nei César Mânica, sintetizou que o setor do agronegócio, em função da estiagem, passa por uma turbulência, embora menor do que em 2005. “Em 2005 nós dizíamos que o agronegócio era a grande oportunidade. É nos momentos difíceis que nós temos as oportunidades de crescimento. Para Mânica, a 13a edição tem objetivos claros. "O nosso foco é a tecnologia, seguida da inovação e da oportunidade de negócios", entafizou Mânica.
Já o prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, ressaltou o trabalho da Cotrijal e da pujança da feira, considerada um grande palco de debates dos mais diferentes temas ligados ao agronegócio. "Não-Me-Toque é a Capital da Agricultura de Precisão. Portanto, sabemos que a Expodireto tem muito a oferecer nestes cinco dias de feira", disse Piva.
"O presidente Mânica deu o seu recado. É preciso agir e é isto que nós devemos fazer", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal.
"Quando começou a Expodireto, poucos acreditavam. Hoje, vem gente da Polônia. Cidadãos do Brasil inteiro porque acreditaram numa ideia, ideia esta que vingou aqui em Não-Me-Toque, porque se uniu a comunidade, o cooperativismo e a população", disse Postal. O presidente da AL lembrou, também, que ano passado, o brasileiro buscava as ideias na Europa, "agora os europeus estão vindo aqui buscar as idéias lançadas na Região e no Rio Grande. Isto é importante. Mostra a grandeza desta feira", destacou Postal.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho prometeu atender reivindicação do presidente da Expodireto com relação a construção de um novo Pavilhão da Agricultura Familiar, mais amplo, o que representará oportunidades para mais famílias na Expodireto. "A construção do pavilhão está garantida porque a agricultura é dos pequenos, dos médios e dos grandes. O parlemantar disse ainda que pretende usar de toda a sua habilidade para que não falte dinheiro para a agricultura e para a criação de uma política agrícola no país.
O próximo a usar o microfone foi o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT). O parlamentar prometeu colocar em votação o Código Florestal, na Câmara dos Deputados, ainda nesta terça-feira. "Amanhã (hoje) vocês estarão aqui na Expodireto, e nós, lá em Brasília, votando o Código Florestal", sintetizou Maia. O presidente da Câmara dos Deputados alertou ainda que, se o Código Florestal por aprovado, é uma questão dos deputados. Até porque existem algumas pontos ainda em discussão. "Alterações que foram realizadas pelo Senado e que dependem do aval do Parlamento. Uma das polêmicas é a que trata sobre áreas urbanas".
O governador em exercício, Beto Grill, representou o governador do Estado, Tarso Genro, no evento. Tarso se encontra em viagem à Alemanha acompanhando a presidente Dilma Rousseff. "A Expodireto é o palco para discussões. Além do mais apresenta as mais diferentes tecnologias e conhecimento para o homem do campo", Beto Grill.
Presenças - Ainda fizeram parte da mesa o deputado federal da Polônia Wladyslaw Serafin, representando o Parlamento Europeu; o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi; Secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik; o procurador Geral de Justiça, Eduardo de Lima; o presidente da Fetag, Elton Weber, o presidente da Farsul, Carlos Sperotto e o presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, Edson Heller. Bastante corrida a cerimônia atraiu ainda a presença de prefeitos, de vereadores, representantes de associações; sindicatos e entidades de classe.