O evento integra as atividades do Projeto Líder Mirim, lançado em 2007 pela cooperativa com o objetivo de estimular entre as crianças e os adolescentes o espírito cooperativista e de liderança.
Sob a coordenação das pedagogas Neiva Heller e Solange Fries, pela manhã, os líderes mirins desenvolveram atividades lúNOTICIAS e apresentaram sugestões de trabalhos para as próximas reuniões de núcleo, previstas para o final de janeiro e o início de fevereiro de 2010. À tarde, visitaram a sede da Cotrijal, conhecendo todos os setores, desde o recebimento e a armazenagem da produção, até o prédio administrativo, os supermercados e a loja, e apresentaram os trabalhos elaborados pela manhã.
Na abertura, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou que é de pequeno que se aprende a ser um líder. "Vocês são o futuro do campo e também da Cotrijal e por isso precisam, desde pequenos, entender o que representa a cooperativa e se preparar para serem seus futuros administradores", afirmou, parabenizando os líderes mirins por terem assumido a responsabilidade de representar suas comunidades.
Para o gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, área que coordena o Projeto Líder Mirim, o investimento nas crianças e nos adolescentes é essencial para motivar os valores e princípios cooperativistas. Em três anos de projeto, ele considera o resultado satisfatório, pelo grande interesse que os jovens demonstram em participar das atividades. "Muitos de nós não tivemos, nessa idade, a oportunidade que esse grupo tem e o que se percebe é que eles estão ávidos a buscar e receber informações que agreguem conhecimento", ressaltou.