715 jovens participaram do evento
Vindos de vários pontos do estado e representando cooperativas de diversos ramos, eles participaram do Fórum Cooperativista Jovem, promovido pela Cotrijal, em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Grupo Diário da Manhã. O evento é o primeiro de um total de quatro a serem realizados pela Ocergs-Sescoop/RS em 2012 em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas.
O fórum contou com palestra do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, sobre a história do cooperativismo, a sua história de vida e a importância do jovem para o setor. Ele informou que de cada 10 pessoas no mundo, uma é sócia de cooperativa. "E se uma é sócia, significa que pelo menos três têm relação com ela e assim também são ligadas ao cooperativismo", afirmou, lembrando ainda a importância de os pais levarem desde cedo os filhos para a cooperativa, ensinando-os a importância do sistema.
Perius ressaltou que o Rio Grande do Sul tem atualmente 1080 cooperativas, de nove ramos, com 2 milhões de sócios, e geram 50 mil empregos. O sistema reúne ainda sete hospitais e tem o Sicredi como quinto colocado no ranking financeiro do país.
Ser feliz é prioridade
Para o deputado federal Giovani Cherini, que conduziu a segunda palestra, a grande força do cooperativismo está no fato de que o problema de um, na realidade, é de todos. Esse espírito solidário inspirou-o a lembrar de um dos mandamentos constantes na Bíblia: "Ame o próximo como a ti mesmo". "Ser feliz é prioridade, e para sermos felizes, precisamos amar - a nós e aos outros", afirmou.
Para Cherini, que começou sua história no campo e e depois seguiu os caminhos do cooperativismo, os jovens precisam também primeiro buscar a sabedoria para depois investir no conhecimento. Este último, segundo ele, de nada adianta para quem não possui o primeiro.
Jovens comprovam que cooperativismo é viável
Ao final do fórum, três jovens falaram da sua realidade no cooperativismo, comprovando a viabilidade e a importância do sistema. Mateus Tonezer, associado e líder de núcleo da Cotrijal, contou sua história como produtor rural e a sua participação na cooperativa. Afirmou que o jovem tem que buscar seu espaço tanto no meio rural quanto no cooperativismo, mas precisa estar preparado para assumir responsabilidades.
O presidente Cooebompa, Nícolas Bratz, cooperativa de estudantes de Nova Petrópolis, falou sobre sua experiência na área e também afirmou que vale a pena investir no cooperativismo, em função das vantagens que ele oferece.
Ainda contribuiu para o tema a representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS, Daniela Schreiner, de Victor Graeff.
O evento contou também com apresentação de músicas vencedoras do Festival O Rio Grande Canta O Cooperativismo.
Programação terá continuidade
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS vai realizar mais três eventos voltados à juventude cooperativista em 2012. O primeiro - Seminário do Jovem Cooperativista - está marcado para o dia 27 de abril, na cidade de Anta Gorda. Dia 7 de julho, acontece o Festival O Jovem Canta o Cooperativismo. E no dia 1º de dezembro, o Mundo Cooperativo Jovem, evento que pretende reunir 10 mil jovens no Gigantinho.
Para levar aos jovens informações sobre esses eventos, oportunizar o debate e a integração, o Sescoop/RS criou o portal Geração Cooperação. Nesse espaço - www.geracaocooperacao.com.br - os jovens podem interagir através de redes sociais como facebook e twitter.