Tendência é de que chuvas aconteçam ao longo de poucos dias nestes meses mais úmidos, associadas com o rápido avanço de frentes frias
O outono começou na madrugada desta terça, dia 20, e, segundo os meteorologistas da Somar, a estação será caracterizada pelo término do fenômeno La Niña e começo de uma neutralidade climática, que ainda não tem uma data para chegar ao fim. A previsão para a maior parte do Brasil é de chuva dentro da média.
- Entretanto, vale o alerta que chuva dentro da média não quer dizer que a chuva será regular. Esperam-se meses secos alternados com meses úmidos - avisa o meteorologista Celso Oliveira.
Para a maior parte dos Estados, estes meses úmidos não significam que sejam chuvosos. A tendência é de que as chuvas aconteçam ao longo de poucos dias nestes meses mais úmidos, associadas com o rápido avanço de frentes frias. Apenas no norte e leste do Nordeste, desde Alagoas até o Maranhão e no sul do Pará, sudeste do Amazonas e norte de Mato Grosso, espera-se chuva abaixo da média.
A chuva abaixo da média está relacionada à temperatura da água do Atlântico na costa norte do Brasil. Ela está mais fria que o normal, algo que impede a migração da Zona de Convergência Intertropical para o norte do Brasil. Temperaturas A previsão é de mínimas e máximas dentro do normal. Entretanto, o normal do outono é de temperaturas cada vez mais baixas. Portanto, a expectativa é do avanço cada vez mais frequente de ondas de frio pelo Brasil a partir de agora.
SOMAR METEOROLOGIA