Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Conab libera milho a balcão

Depois de mais três meses de espera, a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) finalmente deu a largada na venda de milho a balcão subsidiado para alimentação animal em municípios gaúchos afetados pela seca. Inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) podem adquirir até 6 toneladas nas praças de Erechim, Estrela, Garibaldi, Marau, Passo Fundo e Santa Rosa.

De acordo com o superintendente da Conab/RS, Glauto Melo, 7 mil t das 14 mil t armazenadas no Estado já estão disponíveis nestas localidades. Mas a primeira parte das 130 mil t previstas (50 mil t) deve chegar até sexta-feira. Na segunda etapa, com o recebimento de 80 mil t, a ideia é ampliar a abrangência.

No entanto, a demora na publicação da portaria interministerial que autorizou a operação deve reduzir o interesse pelo cereal, prevê o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Carlos Joel da Silva. Apesar do desconto de 22,2%, o preço ficou R$ 2,00 acima do que foi acertado inicialmente, relata. Também há dificuldade em fazer com que o produto chegue ao agricultor devido à falta de armazéns credenciados em alguns dos municípios. "Pode levar mais 30 dias para chegar nas localidades onde não há cooperativa credenciada ou faltar espaço nos silos", diz.

DESTINO DAS 50 MIL T

Municípios

Erechim: 21 mil t;

Estrela: 6 mil t;

Marau: 3 mil t;

Passo Fundo: 20 mil t

Total: 50 mil t.

Fonte: Correio do Povo