Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

No Dia Mundial da Água, evite o desperdício

No Dia Mundial da Água, evite o desperdício Nesta quinta-feira (22) é comemorado o Dia Internacional da Água. Em 2012, o tema é Segurança da Água e da Comida, com a preocupação voltada para o aumento da população e a falta de recursos.

Cada ano tem um tema. Os últimos foram: Água para cidades (2011), Qualidade da Água (2010), Águas Transfronteiriças (2009) e Ano Internacional Sanitário (2008).

Desta vez, o que baliza os debates é a questão de que 7 bilhões de pessoas já habitam este planeta, e o número deve chegar a 9 bilhões até 2050. Cada uma consume, em média, 2 a 4 litros por dia.

Escassez de água pode gerar conflitos no futuro, dizem especialistas

Fórum Mundial da Água e fórum alternativo discordam em soluções

Além disso, segundo o site das Nações Unidas para a data, consumimos ainda mais água ao comer, já que a produção de um bife ou de trigo consume muita água.

Para evitar o desperdício de água, a campanha visa tópicos como dieta sustentável, produtos que consomem menos água, redução de despedício e produção de comida usando menos água.


Especialistas em economia mostram que gastamos excessivamente com o desperdício e, adotando medidas simples, é possível economizar muito.

Um dos itens com o qual mais se joga dinheiro pelo ralo é a água. De acordo com a Organização das Nações Unidas cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para satisfazer suas necessidades de higiene e consumo. No Brasil, entretanto, o consumo médio é de 200 litros diários por pessoa. Um desperdício que pode acarretar um aumento de 80 % no valor da conta de água a cada mês. Isso significa que você acaba pagando quase o dobro. Sem falar nas razões ecológicas, pois a água está cada dia mais escassa e, se não for economizada e tratada, a água potável será um bem raro e ainda mais caro daqui a alguns anos. Faça a experiência, economize água e verá os resultados na próxima conta. Para saber como, veja algumas NOTICIAS:

Banho: Dê adeus aos banhos longos: cinco minutos são suficientes para realizar essa tarefa. Quando não estiver frio, você ainda pode desligar o chuveiro para se ensaboar e depois religá-lo para enxaguar. Um banho de quinze minutos gasta cerca de 243 litros de água!

Outra dica é colocar um balde sob o chuveiro enquanto ele não esquenta. Depois, essa água pode ser usada para lavar roupa.

Descarga: Lugar de lixo é no lixo. Não use a descarga como lixeira, jogando papel higiênico, cigarro ou outras coisas. Isso polui o rio e dificulta ainda mais o seu tratamento.

Para lavar a louça: Comece limpando os restos de comida dos pratos, vasilhas e panelas jogando as sobras no lixo. Depois, abra a torneira para molhar os utensílios, feche-a e, só então, ensaboe. Em seguida, abra a torneira e enxágüe tudo de uma vez. Nunca deixe a torneira aberta enquanto ensaboa. Você sabia que, para cada copo de água bebida, são necessários quase dois copos de água para lavá-lo?

Escovar os dentes e fazer a barba: Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba. É muito desperdício e lá se vão quase 80 litros de água, simplesmente por não fechar a torneira enquanto faz uma dessas atividades. Feche-a e depois abra para bochechar (se estiver escovando os dentes) ou enxaguar o rosto (no caso de estar fazendo a barba).

Para lavar a roupa: Só use a máquina de lavar quando a roupa suja for suficiente para encher a máquina. Aproveite a água que a lavadora despeja para lavar o quintal ou encha baldes para lavar o banheiro.

Molhar as plantas: Prefira sempre usar um regador, e não uma mangueira, para molhar as plantas.

Limpar calçada ou quintal: Jamais varra a calçada, quintal ou chão dentro ou fora de casa com a água saindo pela mangueira. Use vassoura.