Mânica acredita que 2010 será um ano positivo
O presidente da Cotrijal Nei César Mânica,acredita que 2010 será um ano muito positivo, com uma recuperação bastante clara da crise que se iniciou em 2008. Ele ainda destaca as perspectivas de chuvas para o verão, que são boas: “se as perspectivas de boas chuvas nesse verão se confirmarem, deveremos ter safras cheias, tanto de milho, a partir de fevereiro, como de soja, entre março e abril. Mesmo que haja queda nos preços internacionais, se a questão cambial se modificar, como preveem alguns economistas, nos manteremos competitivos em termos de mercado. Todas as tendências são de um ano mais favorável do que foi 2009”, explica.
Mânica, ainda revela que o planejamento para 2010 ainda está em discussão, mas deverá ser aprovado, com uma expectativa de crescimento da cooperativa dentro de sua área de ação. “Vamos reformar, qualificar e aumentar a nossa unidade em Pinheiro Marcado, construir uma unidade nova em Bela Vista, entre Pontão e Passo Fundo, e outra em Saldanha Marinho. Também pretendemos instalar nos primeiros meses do ano uma unidade extratora de óleo e farelo de soja, que vai diminuir o custo dos componentes da ração produzida pela cooperativa e oferecer um produto de maior qualidade aos produtores”, revela.
Para finalizar, Mânica ainda ressalta que pretende olhar a questão da bioenergia e da preservação ambiental como um todo, e assim aprofundar o trabalho de gestão da propriedade com agricultura sustentável e desenvolver outros grandes projetos com o objetivo de agregar valor à produção.