- Uruguai abre mercado para aves
O Brasil está autorizado a exportar carne de aves para o Uruguai, segundo informação do presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra. O protocolo teria sido assinado pelo diretor-geral dos Serviços de Pecuária do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Francisco Muzio. No entanto, o Ministério da Agricultura (Mapa) não confirma ter recebido o documento que reconhece o Certificado Sanitário Internacional (CSI) do Brasil e aceita o status de país livre da doença de Newcastle.
Fonte: Correio do Povo
- RS compila dados da aftosa
O Rio Grande do Sul tem até o dia 15 para enviar ao Ministério da Agricultura (Mapa) o resultado da vacinação contra a febre aftosa. De acordo com o diretor do Departamento de Produção Animal (DPA), Cláudio Dagoberto Bueno, os dados estão em fase de tabulação e revisão.
Fonte: Correio do Povo
- Fetag discute efeitos climáticos no dia 8
Para avaliar o estrago provocado por enchentes, vendavais e chuvas no início do ano, a Fetag convocou reunião com a Comissão Estadual de Política Agrícola no dia 8, sexta-feira, a partir das 9 horas, na sede da Federação.
Na ocasião, baseado no levantamento de perdas nas propriedades e nas lavouras, será definida pauta de reivindicações junto aos governos Federal e Estadual a fim de minimizar os efeitos climáticos.
O presidente da Fetag, Elton Weber, informa que já audiência marcada com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, em Brasília, na terça-feira, dia 12, às 11 horas, para tratar o assunto.
Fonte: Fetag