Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Chuva traz esperança à cidade e ao campo

Chuva traz esperança à cidade e ao campo Escassa nos últimos seis meses, a chuva regou de esperança os municípios da Metade Norte. Mesmo tarde para reduzir perdas no campo, ajuda a recuperar mananciais e preparar o solo para o ciclo de inverno.

Nas cidades, apesar de insuficiente, alivia discretamente quem sofre com o racionamento. Levantamento divulgado ontem pela Emater aponta que a soja atinge 87% da área colhida com perdas acima de 43% da produção. Devido à estiagem, ainda há solicitações de perícia para o Proagro em algumas regiões do Estado. Isso faz com que o produtor aguarde o término do processo para finalizar a colheita.

No milho, cuja área colhida chega a 80%, as precipitações só beneficiaram quem plantou no fim de fevereiro e início de março, fora do limite indicado pelo zoneamento agroclimático. Para o engenheiro agrônomo da Emater, Alencar Rugeri, a chuva na Metade Norte ajuda a preparar o solo para o plantio de trigo, cevada e canola. No caso do trigo, a previsão é de aumento na produção.

Segundo Estael Sias, da Central de Meteorologia da RBS, a previsão é de chuva mais intensa nos próximos dias no Nordeste, na Serra, no Litoral e na Região Metropolitana.

Fonte: Zero Hora