Novidades para melhor aproveitamento da água são atração na AgrishowEm evidência depois da seca que arrasou a safra gaúcha de grãos de verão, a irrigação atrai bons negócios na 19ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2012), que vai até sexta-feira em Ribeirão Preto (SP). Entre as atrações, estão sistemas de controle por telemetria dos pivôs e modelos sustentáveis por gravidade que eliminam o uso de energia elétrica.
A gaúcha Fockink trouxe à feira um programa capaz de ligar, monitorar e desligar os pivôs de irrigação na lavoura via computador. Caso haja algum imprevisto no campo, o sistema dispara um alerta virtual para o celular do agricultor. Com custo inicial de R$ 20 mil, o sistema gera relatórios do uso do equipamento e analisa o ganho em produtividade.
A tecnologia, que pode ser controlada por uma única pessoa, reduz o tempo de operação e manejo dos pivôs. Segundo a Fockink, no primeiro trimestre do ano, as vendas foram 45% superiores às do mesmo período de 2011. A procura por produtos é até 80% maior. Reflexo da seca.
- O agricultor não pode controlar o clima, mas sabe que a irrigação traz a segurança que falta para plantar sem medo - observa Ragde Venquiarutti Paz, da área de marketing da empresa.
Hoje, inovações receberão o prêmio Gerdau Melhores da Terra. Serão reconhecidos o secador Khronos, da Kepler Weber, de Panambi, e o distribuidor de adubo líquido especial para vinhoto da Mepel Máquinas e Equipamentos, de Estação.
O repórter viajou a Ribeirão Preto a convite de um pool de empresas do setor.
Fonte: Zero Hora