Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Reunião técnica é realizada em Nicolau Vergueiro

Reunião técnica é realizada em Nicolau Vergueiro
O evento aconteceu no Centro Cul. Érico Veríssimo
Aconteceu na noite de quinta-feira (7), em Nicolau Vergueiro, uma reunião técnica que trabalhou como tema principal: o controle de doenças e manejos de pragas na cultura da soja. A reunião foi coordenada pelos Engenheiros Agrônomos da Cotrijal, Julio César Franco da Silva e Igor Jonas Pereira da Silva, e contou com a participação de 48 produtores, sendo que foi registrado um bom numero de questionamentos sobre os temas propostos durante o encontro.

Segundo o engenheiro agrônomo Júlio César, o fato de que nenhum ano é igual, ao se tratar da cultura, faz com que dúvidas apareçam durante o desenvolvimento das lavouras. Júlio César cita o exemplo da doença oidio, que se manifestou em grandes proporções na safra de 2008/2009 e agora está tendo com baixa incidência. "Essas questões fazem com que os produtores nos questionem, o que é um bom sinal, pois eles estavam preparados para combater essa doença (oidio), mas que não apareceu da mesma forma do ano passado, mas ficou definido fazer um preventivo para obter um melhor residual. E devido aos trabalhos mostrados as aplicações devem ser realizadas durante o estágio vegetativo e no inicio da floração da planta", explica.

Outra questão levantada pelos produtores foi em relação a possibilidade de manter a soja protegia até o final do ciclo com duas aplicações, assunto esse que foi muito debatido, mas segundo Silva, como 95% da área é plantada com soja precoce, é necessário um monitoramento e há casos que deve ser realizada uma terceira aplicação, o que pode ter influencia de fatores climáticos favoraveis, potencial de produtividade, e outros fatores.

Na segunda parte da palestra o tema principal foi o controle de pragas, onde a questão do controle de percevejos foi muito debatida. "Os questionamentos foram muitos sobre esse tema, qual produto usar? Quantas aplicações devo fazer? Mas explico, que devido aos trabalhos mostrados, o produto Engeo Pleno é o mais indicado, e com uma aplicação não é possível controlar a praga, e se o percevejo não for controlado pode causar um dano elevado na cultura. Mas também alertamos sobre o controle do ácaro, e também debatemos as questões envolvendo a lagarta, sendo que já temos a incidência dessas pragas", explica.

Como os produtores estão buscando mais informações, e o número de participações foi surpreendente durante essa reunião, um novo encontro está sendo agendado para os próximos dias.