O Recanto Temático apresentará tema especial
Segundo o Gerente Regional da Emater Oriberto Adami, para a feira deste ano estão sendo programados 16 parcelas de atuação, com um destaque especial para o Recanto Temático, que trabalhará com o tema: Planeta Terra, a casa que eu te aluguei. Esse espaço terá como enfoque chamar a atenção para os impactos ambientas causados pelo homem junto aos recursos naturais.
Um tema que foi destaque na última edição e novamente será apresentado, será as duas propriedades o certo e o errado. Outro destaque será para as alternativas de produção para as pequenas propriedades, como a parcela que aborda a piscicultura, que vai desde o processo de produção até o final da cadeia, que seria a transformação para a alimentação humana.
Três parcelas que tem sido sucesso nos últimos anos, e serão apresentadas com algumas inovações tecnológicas, é a fruticultura, olericultura e também a floricultura. Também será apresentada a questão de armazenagem na pequena propriedade com uso de energia limpa, (ar aquecido com energia solar).
Na área de bem estar social, o destaque ficará para as questões relacionados com o turismo rural, como o artesanato, e como novidade as ações e formas de atuação nas áreas de credito rural.
Outro destaque será a apresentação de um projeto estratégico para a região, que é a produção de leite, com inovações de tecnologias visando o aumento da produtividade.
Na parcela de plantas bioativas, serão trabalhadas as questões envolvendo as plantas medicinais visando melhorias na qualidade de vida. Na Casa da Família Rural serão oferecidas as oficinas nas áreas da alimentação, para o publico em geral.
Já a questão dos biocombustíveis estarão sendo apresentadas na feira na parcela de Bioenergia. Mas na parcela de reflorestamento, além na apresentação de tecnologias de produção para as especies de pinos, eucalipto e erva mate, será apresentado um histórico dos balseiros do Rio Uruguai, que trabalharam na questão do transporte de madeira para a Argentina.
Segundo gerente regional da Emater, Oriberto Adami, a cada ano o espaço da entidade cresce junto com a feira, o que acaba fortalecendo a parceria Emater e a Cotrijal. "E esse ano temos como objetivo aumentar o numero de excursões que visitarão o parque. Queremos mobilizar 500 excursões e estamos trabalhando para isso", explica.
Oriberto Adami, também comenta que toda a questão de infra-estrutura da Emater dentro da Expodireto Cotrijal é coordenada pelo chefe do Centro de Treinamento Celso Siebert, "uma questão importante é que algumas parcelas estão sendo utilizadas como unidade didáticas para treinamento de associadas e associadas da Cotrijal", revela.
PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR TERÁ APROXIMADAMENTE 120 EXPOSITORES
Um desafio para a Emater segue sendo o Pavilhão da Agricultura Familiar, um trabalho que é realizado em parceria entre a Cotrijal, Fetag, e que em 2010, segundo Oriberto Adami, terá 120 expositores, isso entre artesanato e produtos de agroindústria. "Para nós esse espaço é o grande tópico da feira, mas também estamos com um grande desafio para esse ano. Queremos aumentar o número de excursões, nosso objetivo é chegar a 500, e já estamos trabalhando para isso", conclui.