Os agricultores familiares produtores de leite podem se beneficiar com uma linha de crédito para aquisição de sementes forrageiras para formação de pastagens através do Programa Troca-Troca. Recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Pequeno Empreendimento Rural (Feaper) são repassados para cooperativas e sindicatos por intermédio do Badesul que gerencia os fundos do estado.
Os sindicatos são representados pela Fetag e Fetraf. Essas entidades assinam um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Rural. O diretor do Departamento de Agricultura Familiar da Secretaria, José Batista, explica como é feita a aquisição das sementes forrageiras e o repasse aos produtores.
- Nós passamos uma quantia para os sindicatos e cooperativas uma espécie de financiamento, então vai R$ 100 mil, por exemplo, voltam R$ 100 mil, e os sindicatos e as cooperativas compram as sementes de um produtor dentro dos critérios que a gente estabelece, pode ser uma cooperativa, ou mesmo um produtor, ou uma empresa conforme a disponibilidade na região, e repassa essa sementes para os agricultores para que eles possam formar em torno de dois hectares - informa.
José Batista ressalta que o objetivo é aumentar a produção de leite. Com relação à pecuária de corte, afirma que foi dado um prazo maior de adaptação desses produtores ao programa. Ele alerta ainda que a aquisição das sementes forrageiras não pode ser feita pelas prefeituras, como o Troca-Troca de Milho, porque elas não são patenteadas e por isso necessitam de licitação. Os pecuaristas interessados devem procurar os sindicatos rurais e a Fetag.
O quadro técnico responde a pergunta do ouvinte Paulo, do município de Glorinha. Envie suas perguntas para a nossa equipe .