Conscientizar o produtor de leite sobre a importância do gerenciamento eficiente da atividade para obtenção de melhores resultados é uma das metas da Cotrijal para 2010. No ano passado, a principal ação visando estimular a profissionalização da atividade foi o projeto de visitas a três propriedades demonstrativas em Não-Me-Toque, que teve excelente aceitação. Em 2010, a intenção é desenvolver um projeto focado na qualidade da alimentação, especialmente na fertilização do solo para melhorar as pastagens.
Segundo o gerente da Unidade de Produção Animal da Cotrijal, João Batista Chaise, o projeto de visitas às propriedades demonstrativas teve a participação de mais de mil pessoas ligadas à atividade leiteira. Grande parte, depois da visita, fez um diagnóstico da propriedade e já implantou mudanças visando melhorar o desempenho da atividade. "Muitos dos produtores assistidos pela cooperativa já conseguiram atingir as metas propostas de média superior a 23 litros diários por vaca, entre 15 e 20 mil litros anuais e cada hectare sendo aproveitado por 3 a 4 animais", avalia. "O desafio agora é ampliar o projeto e estimular mais produtores a alcançarem esse resultado".
Outro reflexo das visitas foi o aumento do número de animais enviados aos campos de recria mantidos pela cooperativa para auxiliar o produtor na criação das novilhas. O campo de recria de Uruguaiana recebeu 200 novilhas em 2009 e o de São Borja, 50. "Ao enviar suas novilhas para o campo de recria, o produtor reduz custos e ainda recebe de volta um animal criado em condições ideais para alcançar alta produtividade e que tem alto valor de mercado", explica Chaise.