- UBA e Abef unificam ações
A partir de 9 de março, os avicultores contarão com nova entidade. Essa é a intenção dos conselhos da UBA e da Abef, que aprovaram ontem estatuto único. Até fevereiro os associados deverão validar a ação. Segundo o presidente da Abef, Francisco Turra, a sinergia formará uma entidade forte.
Fonte: Correio do Povo
........................................................................................................
- Simers debate ICMS
O Simers obteve ontem a confirmação que o governo estadual irá buscar a renovação do convênio n 52/91, que prevê redução do ICMS para máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. Segundo o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, a demanda é "imprescindível" para o setor. Ele garantiu que levará a solicitação ao Confaz, na reunião do dia 20. De acordo com o presidente do Simers, Claudio Bier, o conselho precisa de unanimidade entre os estados para prorrogar por um ano o benefício. O ICMS do setor é de 17%, mas o convênio prevê crédito presumido e diferimento, resultando em índice final de 8%. "Existe preocupação porque não podemos vender sem saber o custo", alega Bier. O convênio foi estendido por 30 dias em dezembro.
Fonte: Correio do Povo
.....................................................................................................
- Stephanes destaca ações para reverter prejuízos na agricultura do Rio Grande do Sul
Brasília - A institucionalização do Fundo de Catástrofe, que ontem tramitou no Congresso Nacional, e a liberação de créditos de custeio e investimento foram as medidas defendidas pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, para solucionar as consequências dos temporais que vêm assolando o Rio Grande do Sul. Ele recebeu, parlamentares da bancada gaúcha e prefeitos de cidades atingidas por enchentes e vendavais, que solicitaram recursos para reverter os prejuízos causados pela chuva desde o mês de novembro.
O grupo (cerca de 60 pessoas) destacou a agilidade e eficácia com que o Ministério da Agricultura atendeu, no último mês, os pedidos de verbas para a recuperação de estradas rurais nos locais prejudicados. Nesse período, a pasta liberou R$ 42 milhões para 115 municípios gaúchos e, este mês, foram solicitados mais R$ 70 milhões à Casa Civil para o atendimento a outros 205 municípios.
Para garantir o acesso aos recursos, em caso de emergência, os prefeitos devem procurar associações de municípios ou a Secretaria de Agricultura do estado para informar os danos provocados pelas adversidades climáticas e encaminhar documento à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC/Mapa) para repasse de recursos ou maquinário.
Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
........................................................................................................
- Rússia embarga suínos
A Rússia insiste em mais embargos. Segundo uma publicação alemã, os russos embargaram as importações de suínos provenientes de 17 abatedouros da Alemanha e de dois abatedouros da França. As autoridades russas afirmam que foram encontrados resíduos de antibióticos e salmonela nos produtos suinícolas importados. Duas indústrias de processamento da Lituânia também foram embargadas. Os dados foram apurados pelo site internacional Pig Progress.
O fato vai de encontro aos embargos russos contra abatedouros dos Estados Unidos, que foram cancelados há algumas semanas após protestos "furiosos" do governo norte-americano.
Os russos têm planos de aumentar a produção de carne suína em de 2,7 milhões de toneladas até 2012.
Fonte: Suinocultura Industrial