A Cotrijal lamenta o falecimento de Ingbert Ernesto Guilherme Schmiedt, nesta quarta-feira (25), aos 98 anos. Ele era o último sócio-fundador da cooperativa ainda vivo. Esteve entre os onze agricultores pioneiros que em 14 de setembro de 1957 fundaram a Cotrijal. Defendeu a ideia de uma cooperativa forte que pudesse respaldar os produtores em suas atividades no campo, posição que mantém até hoje.
Agricultor e médico, foi ele quem botou pela primeira vez no solo de Não-Me-Toque uma semente de trigo. Recebeu críticas, foi chamado de louco, mas não desistiu. Sua aposta acabou dando certo, tanto que a região tornou-se a maior produtora do cereal no Estado, mudando inclusive o perfil da economia gaúcha.
Como produtor e cooperativista, Schmiedt teve o privilégio de ser o anfitrião da única visita feita por um presidente da República ao município de Não-Me-Toque, o general Ernesto Geisel. Ele veio com uma comitiva formada por ministros, governadores, militares, entre outras pessoas ilustres, participar da abertura oficial da safra nacional de trigo, no dia 28 de outubro de 1974, realizada na Granja Dóris, de sua propriedade, posteriormente denominada Granja Ernesto Geisel, em homenagem ao principal acontecimento do século.
Ingbert Schmiedt foi conselheiro fiscal da Cotrijal em 1957 e 1961.