O melhoramento genético de soja pode contribuir muito no combate ao mofo branco
As alternativas para controlar o mofo branco fazem parte das pautas de eventos internacionais sobre a soja. A Tropical Melhoramento & Genética (TMG) é uma das empresas que se sobressai ao dividir experiências dos trabalhos de pesquisa com esta doença.
O Doutor em Melhoramento Genético e Pesquisador da TMG, Jair Unfried, em entrevista à Folha do Estado, analisa os progressos na obtenção de cultivares de soja tolerantes ao mofo branco. "Não temos em nosso portfólio comercial nenhuma cultivar de soja tolerante à enfermidade. Temos, entretanto, dentro do nosso programa de melhoramento genético, linhagens que apresentam bons níveis de tolerância", explica.
Ainda em fase de confirmação dos resultados, em diferentes ambientes e com muitos ensaios com um grande número de repetições, caso a tolerância destas linhagens seja confirmada, a TMG terá condições de entregar ao agricultor mais uma solução tecnológica embutida na semente. "Não podemos precisar a data que teremos cultivares prontas com esta característica, mas estamos contentes com os resultados e estamos confirmando se a tolerância que identificamos nos nossos materiais é estável", salienta o entrevistado.
Com alta capacidade de se reproduzir e infectar diferentes espécies de plantas, a confirmação à resistência do mofo branco apenas será conquistada com os ensaios de repetibilidade.
Nos Estados Unidos, pesquisadores levaram quatro anos para confirmar resultados em condições de campo e do clima. "O melhoramento genético de soja pode contribuir no combate ao mofo branco por meio da descoberta de fontes de genes de resistência genética, ou seja, descobrir plantas que possuam no seu DNA a capacidade de resistir ao ataque do mofo branco".
Outra missão do melhoramento genético é transferir a resistência para novas linhagens que tenham alto potencial produtivo para combinar alta produtividade de grãos com a capacidade de resistir ao desenvolvimento da doença.
"Há pesquisadores nos EUA buscando alternativas para conseguir tolerância ao mofo branco por meio de transgenia, entretanto, estes resultados são ainda muito incipientes", considera.
Unfried orienta que o melhoramento genético é mais uma ferramenta para o agricultor, mas o cultivo deve ser combinado com todas as práticas agrícolas, chamadas de "Manejo integrado do Mofo Branco". O trabalho também é conduzido por Romeu Kiih, diretor científico e Melhorista de Germoplasma da TMG.
DISSEMINAÇÃO
Acredita-se que a transmissão através de sementes seja o principal veículo de disseminação da doença. Outra forma é por meio das fezes de animais alimentados com resíduos de beneficiamento de sementes contaminadas.
Folha do Estado