Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Mapa negocia subsídio para o milho

Segundo o secretário de Política Agrícola da Pasta, Caio Rocha, ontem foi definido que a Pasta negociará subsídio para produtores, agroindústrias e cooperativas de 15% no custo do transporte do cereal da região Centro-Oeste para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Também está prevista a criação de uma linha de crédito para aquisição de milho, contemplando os mesmos segmentos. Hoje, haverá nova reunião com o ministro Mendes Ribeiro Filho para inclusão de novas medidas. Segundo Rocha, as propostas ainda deverão ser negociadas com o Ministério da Fazenda para, só então, serem votadas pelo Conselho Monetário Nacional. Mesmo assim, a expectativa do Mapa é que o aval do CMN ocorra ainda este mês.

O presidente da Asgav, Nestor Freiberger, vibrou com a notícia, mas cobrou urgência na implementação. Segundo ele, o subsídio ajuda a amenizar a alta de 40% no preço do milho nos últimos 60 dias, cuja saca não baixa de R$ 35,00. "Para trazer o grão do Centro-Oeste, paga-se quase o mesmo que o valor da saca", pontuou.