Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Consultoria reduz safra dos EUA

Técnicos da Pro Farmer avaliam que a colheita da soja vai totalizar 70,8 milhões de toneladas e a de milho em 266,2 milhões de toneladas.

Após concluir um giro técnico pelos estados produtores de grãos no Meio-Oeste dos Estados Unidos na última semana, a consultoria norte-americana Pro Farmer divulgou, no meio da tarde desta sexta-feira (24), seu balanço final a respeito da safra norte-americana de soja e milho.

Como de praxe, o balanço foi mais pessimista em relação à última estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Segundo a empresa, a produção nacional do milho deve totalizar 266,2 milhões de toneladas, enquanto o órgão oficial do país previa 273,8 milhões de toneladas no dia dez deste mês. O rendimento do cereal apontado pelo crop tour da Pro Farmer é de 7,55 toneladas por hectare (125,8 sacas por hectare), contra 7,75 toneladas (129,1 sacas) projetados pelo Usda.

Os números de produtividade e colheita da soja também foram baixos: 2,34 toneladas por hectare (o equivalente a 39 sacas por hectare) e 70,8 milhões de toneladas, respectivamente. A estimativa do Usda é que a colheita da oleaginosa atinja 73,3 milhões de toneladas e o rendimento médio nacional seja de 2,43 toneladas (40,5 sacas por hectare).

A projeção privada contribuiu para que a oleaginosa fechasse a semana em forte alta na Bolsa de Chicago e a avaliação dos analistas é de que o mercado continuará no azul a partir do pregão noturno do próximo domingo.

Direto dos EUA

Neste final de semana, uma equipe de reportagem da Gazeta do Povo conclui visitas a fazendas de Iowa, maior estado produtor de soja dos Estados Unidos. As informações e as imagens do tour de jornalistas serão publicadas na próxima edição do caderno Agronegócio, que sairá na terça-feira, dia 28.

Fonte: Gazeta do Povo