Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal e Emater concluem mais um curso de tortas

Cotrijal e Emater concluem mais um curso de tortas
Curso envolveu mulheres de Colorado e Victor Graef
Dezenove mulheres de Colorado e de Victor Graeff participaram, de 21 a 23 de agosto, de mais um curso de tortas promovido em parceria entre Cotrijal e Emater/RS-Ascar no Centro de Qualificação Profissional de Agricultores do Alto Jacuí (Cetaj), localizado junto ao Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

A programação envolveu orientações sobre boas práticas de fabricação e a produção de tortas com recheios e coberturas variadas. As instrutoras da Emater Ana Paula Savadinstzky (Não-Me-Toque), Marli Bernardi (Ronda Alta) e Rosane Turra Treviso (Ernestina) também ensinaram as mulheres a fazer vários tipos de coberturas.

No encerramento, o gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, ressaltou que o aprendizado gerado pelo curso já está sendo usado por muitas mulheres para gerar renda. Ele contou que já provou tortas feitas e comercializadas por produtoras victorenses que participaram do curso e disse que elas estão tendo sucesso na atividade. "Esse é um dos objetivos do Cetaj: gerar conhecimento que pode ser transformado em alternativa de renda", explicou. "Além disso, é uma oportunidade para as mulheres incrementarem o cardápio da família".

A coordenadora regional de bem-estar social da Emater, Luciana Gobbi, lembrou que a Casa da Família Rural, onde acontecem os cursos, é dos associados da cooperativa e por isso precisa ser bem aproveitada. Ela ressaltou que os cursos são uma boa oportunidade para as mulheres se desligarem um pouco do ambiente da propriedade e incorporarem conhecimentos que vão melhorar a sua qualidade de vida e da sua família.

A produtora Angela Paludo, de Victor Graeff, agradeceu a oportunidade e disse que o curso vai fazer diferença não apenas na família, mas na comunidade. A líder de núcleo da Cotrijal Sirlei Piccinini Primon comentou que há dois anos esperava para participar do curso. "E valeu a pena esperar", garante. "Gostaríamos de já fazer outro, mas sabemos que há muitas interessadas".