Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

EXPODIRETO COTRIJAL: Organização define detalhes

EXPODIRETO COTRIJAL: Organização define detalhes
Parque de exposições tem 84 hectares de área
O constante avanço tecnológico é a garantia de novidades na 11ª Expodireto Cotrijal 2010, que acontecerá de 15 a 19 de março no Parque de Exposições, em Não-Me-Toque. Para o responsável pelo setor de produção vegetal da Cooperativa, Gelson Melo de Lima, nos 60 dias que faltam para mais uma feira o produtor deve organizar um calendário próprio de visitação, como forma de ter acesso às informações que busca. "Tendo definida a sua meta de visitação o agricultor, com certeza, irá agregar conhecimento técnico, que aplicado amplia as alternativas de melhoramento da renda, dentro da propriedade rural", salienta. Segundo Lima, com os estandes todos comercializados as atenções se voltam aos detalhes finais das melhorias do Parque, que ocupa 84 hectares de área. Um dos exemplos citados são os 60 lotes dos canteiros experimentais, que abrigam os setores de pesquisas do agronegócio brasileiro. "Teremos, novamente, uma grande feira de conhecimento tecnológico, com novos materiais em praticamente todos os setores que estarão disponíveis ao homem do campo que busca aperfeiçoamento", frisa Lima. Entre os destaques de empresas pesquisadoras estará a Embrapa, Fundacep, Pró-Sementes, Embrapa Florestas, Codetec, Fepagro, Universidades (Ulbra, UPF, UFSM, Unicruz), Projeto Aquarius e Emater-RS. Um dos assuntos que deve ganhar espaço, este ano, está voltado às questões ambientais. Segundo Lima, a Ação do Homem no Planeta Terra será o tema abordado junto ao Recanto Temático. "Estaremos aprofundando o assunto, pois precisamos saber qual o legado que deixaremos para as gerações futuras, no que diz respeito ao nosso clima", completa.
AGROINDÚSTRIAS

A 11ª Expodireto Cotrijal deverá ser a mostra da solidificação da agroindústria dentro da Feira. A garantia vem da parceria firmada entre Cotrijal, Emater-RS e Fetag, que mais uma vez reafirmam o compromisso com a agricultura familiar, que conta com pavilhão específico destinado a exposição do que pode ser feito pelas agroindústrias familiares. "A importância que tem ampliarmos o trabalho, pode ser comprovado por projetos já desenvolvidos em Não-Me-Toque, onde contamos com sete empreendimentos dentro do setor da agroindústria", comenta Lima. Segundo ele, o setor é tão importante que este ano haverá a realização do 1º Seminário da Agroindústria, que acontecerá no terceiro dia da feira, dia 17 de março. O objetivo principal do evento é explicar e falar sobre o que é "agroindústria familiar".

DINÂMICA

A dinâmica de máquinas e implementos agrícolas é outro ponto de destaque que acontece durante os cinco dias da Feira. Em área específica, localizada em frente ao Parque, o produtor (pequeno, médio ou grande) tem acesso às informações e comportamento das máquinas em operação. "Quem planejou a compra de algum equipamento ou máquina pode, pelo espaço da dinâmica, observar como ela se comporta na atividade. É um momento de avaliação muito importante disponibilizado ao produtor rural interessado em concluir algum negócio", comenta Lima.

PESQUISAS

Dentro do Parque de Exposições estarão as principais empresas públicas e privadas que atuam no ramo de pesquisas, principalmente, nas áreas químicas e de sementes. "Quem for à Feira terá oportunidade de conhecer o que de novo existe em fertilizantes, defensivos, fungicidas, sementes de grãos e outras linhas", explica Lima, lembrando que também estarão disponíveis informações do setor animal.

Fonte:Sereno Azevedo/Agro Diário - Jornal Diário da Manhã