Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Clima de inverno retorna ao Estado

Clima de inverno retorna ao Estado Meteorologia não descarta chance de neve nos Campos de Cima da SerraApós o calor que ultrapassou 30ºC ontem no Estado, o avanço de uma frente fria pelo leste e a queda acentuada da temperatura podem criar condições até mesmo para a ocorrência de neve entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã nos Campos de Cima da Serra. A possibilidade é pequena, mas os gaúchos poderão assistir a uma das mais tardias precipitações do fenômeno já registradas no Rio Grande do Sul.

Se ocorrer, será um episódio fraco, que poderá atingir municípios como São José dos Ausentes, Vacaria e Bom Jesus. Também o planalto sul de Santa Catarina pode registrar neve, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia começará chuvoso em praticamente toda o leste gaúcho, incluindo a Região Metropolitana. O frio se intensifica também devido ao vento Minuano, que deve soprar com rajadas entre 50km/h e 60km/h, aumentando a sensação de frio à tarde. A temperatura deve oscilar entre 3°C, na Campanha, e 21°C, no Norte. Em Porto Alegre, deve ficar entre 10°C e 19°C. Ontem, os termômetros marcaram 30,9°C, em Campo Bom, e 28,1°C, na Capital.

Nevando ou não, amanhã o dia será muito frio, com previsão de -1°C, na Serra, e de 7°C, na Região Metropolitana. A Região Central, o Sul e o Oeste podem amanhecer cobertos de branco na quarta, com formação de geada.

Fenômeno já ocorreu em setembro em anos anteriores

A neve não chega a ser incomum em setembro no Estado. Recentemente, o fenômeno foi registrado em 2006 nas cidades serranas de São José do Norte e São Francisco de Paula, e, em 2008, em Santana do Livramento. Nos dois casos, porém, o fenômeno ocorreu no início do mês, entre os dias 4 e 6, quando ainda vigorava o inverno. Conforme a meteorologista Tatiane Martins, da Somar Meteorologia, a explicação para esse inverno temporão está nas correntes de jato, ventos de grande altitude que circulam o globo terrestre e que mudam de posição e intensidade, dependendo da época do ano ou de outros fatores.

Tatiane explica que, durante o inverno, a corrente formou um fenômeno chamado bloqueio atmosférico, impedindo o avanço de ondas de frio sobre o Estado. Com isso, as massas de ar quente tropical que desciam do centro do país ganharam força, provocando as temperaturas acima da média que predominaram desde agosto:

- Desde a semana passada, a posição da corrente mudou. Agora, ela está mais ao Norte, entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com isso, o Rio Grande do Sul está desprotegido. Qualquer onda de frio que alcance a Argentina acaba avançando pelo Estado sem encontrar barreiras.