Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Nova tentativa por recursos ao RS

Dirigentes de entidades do setor agropecuário e lideranças políticas entregam, hoje, a técnicos da Casa Civil, em Brasília, documento com o detalhamento dos prejuízos de R$ 717 milhões causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O valor inclui perdas registradas desde novembro de 2009. A comitiva, que já esteve na semana passada na capital federal, tentará mais uma vez agilizar recursos para as cidades gaúchas que sofreram com as intempéries dos últimos meses. "Precisamos fazer isso para mostrar o quanto precisamos de apoio para reverter os prejuízos, que são muitos", destaca o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, que representará o governo estadual no encontro.

O relatório, que foi finalizado ontem em reunião entre as entidades do setor na Secretaria da Agricultura (Seappa), em Porto Alegre, relata também perdas em infraestrutura nas propriedades, nas estradas e no solos. O assessor da diretoria Técnica da Emater, Célio Colle, lembra que, no ano passado, as lavouras foram inundadas e houve mais danos no arroz, que precisou ser replantado. "Esse ano, a característica foi a enxurrada, que arrastou galpões, pocilgas." Segundo ele, a chuva de janeiro atingiu 65 municípios das regiões Central e dos Vales do Taquari e Rio Pardo com prejuízos em 37.824 propriedades. "As perdas mais graves estão no fumo, no trigo e no arroz, lavoura em que o prejuízo ainda pode aumentar por atraso no plantio", avalia Machado. Fonte: Correio do Povo ......................................................................................................... - OUTRAS INFORMAÇÕES DO DIA -

Brasil ganha hoje primeira termoelétrica flex a etanol

Novas aplicações para o etanol estão criando nichos de mercado para o biocombustível e abrindo janelas de oportunidade para exportação. Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, a conversão da primeira usina termoelétrica do mundo a usar etanol como combustível. A planta, que faz parte do parque gerador da Petrobras, operava apenas com gás natural e agora é flex-fuel e tem contratos de fornecimento de energia até 2020. Segundo a Petrobras, com essa iniciativa, o Brasil reafirma sua posição de destaque na produção e utilização do etanol. Além disso, a companhia dá mais um passo na busca por fontes alternativas de geração de energia e no esforço para flexibilizar seu parque gerador, que tem capacidade instalada de 7.028 MW. O projeto também teria sido motivado por negociações da estatal com o Japão, que poderá adotar o modelo e utilizar o etanol brasileiro. A diretoria da companhia já chegou afirmar que o uso do etanol em termoelétricas no Japão poderá dobrar a estimativa de exportação do produto pela Petrobras.

Fonte: DCI - Diário do Comércio & Indústria

Termina consulta do Sisbov

Termina hoje a consulta pública do novo Sisbov. O texto da portaria 459 já recebeu mais de 40 sugestões, a maioria de mudanças de termos e expressões, segundo o chefe de divisão de Promoção do Mapa, Serguei Brener. Sugestões devem ser feitas pelo consultsisbov@agricultura.gov.br.

Fonte: Correio do Povo