Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Clima frustra safra de trigo

Clima frustra safra de trigo
João Nienow acionou o Proagro
Em uma das áreas, no entanto, ele colheu 35 sacos por hectare e na outra, 23 sacos. "E a área que deve ser a de pior resultado ainda estou colhendo", lamenta, contando que plantou 70 sacos de trigo nesta safra e tinha a lavoura segurada com empresa privada.

A situação se repete em praticamente toda a área de abrangência da Cotrijal. Conforme o gerente de Produção Vegetal da cooperativa, Gelson Melo de Lima, com cerca de 80% da colheita concluída, o rendimento está pior do que se imaginava inicialmente. "A geada e a chuva acompanhada de vento que se seguiu depois do dia 26 de setembro foram os principais problemas", informa. "Estamos segregando o recebimento para depois avaliar o impacto na qualidade".

O produtor João Ilário Nienow, de Não-Me-Toque, também esperava colher mais. Mas teve uma área de 9 hectares, não atingida com tanta intensidade pela geada, com resultado um pouco melhor. Colheu 45 sacos por hectare e o trigo apresentou PH 78, considerado bom pela indústria. Na área restante de 25 hectares, no entanto, o rendimento é de apenas 8 sacos por hectare. "Ainda bem que tinha financiado parte da lavoura e consegui acionar o Proagro", pondera.