Técnicos dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário chegam amanhã ao RS para avaliar os danos das chuvas nas lavouras. O levantamento servirá de base à liberação de recursos federais. Ontem, em reunião com lideranças em Brasília, o secretário executivo da Casa Civil, Giles Carriconde, informou que o apoio aos agricultores não virá da MP a ser assinada pelo presidente Lula com aporte previsto de R$ 100 milhões para Defesa Civil e R$ 70 milhões para máquinas. Hoje, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, recebe o secretário João Carlos Machado e o presidente da Farsul, Carlos Sperotto.
Fonte:Correio do Povo
.........................................................................................................
OUTRAS INFORMAÇÕES DO DIA:
Venda de frango para a China deve subir 757% até 2011
A exportação de frango brasileiro para a China pode aumentar 757% por mês até 2011. A estimativa do analista Eduardo Reinaldo Sarmento, da Safras & Mercados, aponta um salto da média de 7 mil toneladas do produto, atualmente embarcado por mês via Hong Kong, para até 60 mil toneladas. "Com o desenvolvimento chinês, é possível que até o fim de 2011, início de 2012, a importação chinesa aumente para 50 ou 60 mil toneladas por mês", diz o analista.
Sarmento também prevê, em 2010, superação dos recordes de exportação e produção do setor, além do ganho de mais mercado russo com a possível brecha deixada pelos Estados Unidos. Em 2009, os norte-americanos exportaram para a Rússia 800 mil toneladas do produto. De acordo a Safras, no ano passado, o Brasil produziu 11,050 milhões de toneladas de frango. Em 2010, deve chegar a 11,800 milhões. Os números de exportação em 2009 atingiram 3,634 milhões de toneladas. Este ano, a previsão é exportar 3,850 milhões.
Fonte: DCI - Diário do Comércio & Indústria
.........................................................................................................
Nova previsão aponta mais soja em 2009/10
A respeitada publicação alemã "Oil World" elevou ontem suas estimativas para a produção de soja na Argentina e no Brasil nesta safra 2009/10, que em campos do Centro-Oeste brasileiro está em fase inicial de colheita. As elevações estão em linha com as últimas projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e com as mais recentes estimativas oficiais divulgadas nos dois países.
De acordo com informações da agência Reuters, o Brasil deverá produzir entre 64 milhões e 65 milhões de toneladas na temporada atual. A projeção é superior ao número que a publicação divulgou em dezembro (63,7 milhões de toneladas) e também está acima do volume de 2008/09 (57,4 milhões). Para a Argentina, a "Oil World" passou a considerar uma colheita de 51 milhões de toneladas, mais que as 48 milhões projetadas em dezembro e volume bastante superior ao produzido no ciclo 2008/09 (32 milhões), que foi reduzido por uma severa e prolongada estiagem.
Fonte: Valor Econômico