Enio Schroeder prestigiou evento
Salão decorado, almoço típico alemão e sessão de autógrafos marcaram o lançamento do livro de receitas Caminho das Topiarias, Flores e Aromas, por agricultoras de Victor Graeff, nesta terça-feira (4/12), no salão da comunidade São José da Glória. O evento foi realizado pela Associação de Turismo Caminho das Topiarias, Flores e Aromas, Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Victor Graeff.
O roteiro turístico Caminho das Topiarias, Flores e Aromas, que existe desde 2005, é composto por dez atrações: a Praça Municipal Tancredo Neves, integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul e considerada a praça mais bela do Estado; a Casa do Artesanato; e oito jardins em propriedades do interior do município. Desde que foi criado, o roteiro já recebeu mais de 3.500 visitantes.
De acordo com a presidente da Associação de Turismo Caminho das Topiarias, Flores e Aromas, Anegrid Gnich dos Santos, a ideia do livro surgiu quando os turistas começaram a pedir as receitas das refeições servidas nas propriedades. "Chegavam a anotar no guardanapo", relembra. "Não somos profissionais, mas fazemos com amor", disse Anegrid.
O livro contém 35 receitas das famílias envolvidas no roteiro e também de pratos típicos da etnia alemã, que é predominante no município. O livro está sendo vendido ao valor de R$ 10,00 na Casa do Artesanato de Victor Graeff e na propriedade onde encerra o roteiro, de Rejane Schultz.
O Caminho das Topiarias, Flores e Aromas tem como objetivos chamar a atenção para a preservação dos recursos naturais e promover a qualidade de vida e o aumento da autoestima das famílias victorenses. Para a produtora Delci Gnich - considerada a "mãe dos jardins", pois foi pela propriedade dela que tudo começou -, é uma grande satisfação ter o trabalho reconhecido. "Eu estou tão emocionada. Está passando um filme na minha cabeça. Eu comecei esse trabalho porque eu estava no fundo do poço, com depressão. Hoje, pensando lá no meu jardinzinho, jamais imaginei que ia chegar no ponto que chegou. Me sinto muito feliz, principalmente porque minha filha e minha neta estão continuando com o trabalho que eu comecei. As pessoas saem encantadas com o nosso trabalho e isso nos faz muito bem. É uma benção", conta Delci.
O gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, prestigiou a solenidade, acompanhado do gerente da Unidade de Victor Graeff, José Fernando Kayser, e ressalta que o trabalho desenvolvido pelas agricultoras, todas ligadas à cooperativa, merece admiração e respeito. Ele destaca que a região, através desse projeto, mostra que tem potencial turístico. "As pessoas vão a Canela e Gramado em busca de lazer, para ver locais bonitos, e nossas agricultoras estão mostrando, através do seu trabalho, que aqui também temos coisas bonitas para mostrar e utilizar isso como uma fonte de renda", salienta.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo e Assessoria de Imprensa Cotrijal