Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal reúne líderes para avaliar 2012

Cotrijal reúne líderes para avaliar 2012 O ano de 2012 foi muito difícil, em função da quebra de produção tanto nas culturas de verão quanto nas de inverno provocada pelas condições climáticas desfavoráveis, mas para a maioria dos produtores da Cotrijal o saldo é positivo. A avaliação é dos líderes de núcleo da cooperativa, que estiveram reunidos no Parque da Expodireto Cotrijal na manhã desta terça-feira (18).

Segundo os conselheiros representantes dos líderes de núcleo Roveni Lúcia Doneda (Região Sede), Francisco Feiten Schreiner (Região Um) e Paulo Castelar Alflen (Região Dois), a cooperativa mais uma vez mostrou comprometimento com o seu quadro social, razão da existência da organização, procurando auxiliar cada produtor da melhor forma possível, sempre agindo com responsabilidade e competência. “É momento de parabenizarmos os líderes e o quadro social por entenderem que juntos somos mais fortes”, ressaltaram.

Ao analisar as ações desenvolvidas em 2012, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, disse que apesar de o ano ter sido de muitos desafios, houve grandes conquistas. Ele citou, como exemplo, a habilitação da cooperativa para comercialização de soja com empresas produtoras de biodiesel para fins de obter ou manter o Selo Combustível Social, que possibilita a agregação de valor à produção de soja dos associados. Também destacou as atividades relativas à comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, comentando a participação de um grupo de jovens da Cotrijal em importante evento em Porto Alegre no início de dezembro.

Para 2013, novos desafios estão se apresentando, segundo o presidente. Um deles é a defesa dos produtores da região de Mato Castelhano que correm o risco de perder suas terras para os indígenas. Ele convidou toda a liderança a se engajar no movimento que pretende convencer as autoridades não dar sequência à demarcação das terras indígenas.

Nei César Mânica também informou como estão os preparativos para a Expodireto Cotrijal 2013, salientando que é a primeira vez que em novembro a feira está toda comercializada e com os contratos assinados. "Temos a certeza de que será uma grande feira, pela adesão rápida dos expositores, pela oferta de crédito e pela confirmação da participação de autoridades e comitivas internacionais", afirmou, lembrando que o governo do Estado já garantiu participação na edição de 2013, através do seus projetos voltados à agricultura. "A Expodireto Cotrijal não é um evento político, mas um momento importante para discutirmos políticas que envolvem o agronegócio".

Ao agradecer o comprometimento dos líderes nos trabalhos desenvolvidos neste ano e no desempenho de suas funções, o gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder, ressaltou que as discussões realizadas mostraram o amadurecimento da liderança.

Ainda durante a reunião, os líderes acompanharam palestra com o vice-presidente e gerente Comercial Jairo Marcos Kohlrausch, que fez uma análise do ano de 2012 e das perspectivas para 2013 e apontou a necessidade de o produtor estar atento às oportunidades de obter um melhor custo-benefício na aquisição de insumos.

O gerente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima, aproveitou a oportunidade para lembrar aos líderes a importância de medidas que possam manter o potencial produtivo da soja, como o adequado controle de doenças e pragas, e alertou para a importância de começar a planejar a safra de inverno.

A pauta da reunião também incluiu a apresentação de projeto de melhoria da estrutura do Conselho de Administração e da liderança, que foi aprovado pelos presentes e será encaminhado para apreciação da Assembleia Geral Ordinária, no próximo ano.